Música

Orquestra Sinfônica de Santos apresenta ópera italiana no Sesc

27/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) apresenta, na quinta-feira (30/6), apresentação gratuita da ópera ‘Pagliacci’, às 20h30, no Teatro do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).

Criada há 130 anos por Ruggero Leoncavallo, a ópera se passa em uma praça na região da Calábria. Pagliacci tem um prólogo, em que um ator vem alertar o público: “o que vocês vão ver não será uma série de palhaçadas e, sim, coisas da própria vida. Mas não se assustem: eles apenas fingem o verdadeiro”.

A trama começa quando uma companhia de circo chega a uma aldeia e o palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Ele adverte que na peça ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente. Acontece que ela tem como amante um aldeão local.

Os dois amantes se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se. Durante a representação, o palhaço começa a confundir a comédia com a vida real e descontrola-se, passando do fingimento à realidade.

O espetáculo tem direção musical e regência do maestro Luís Gustavo Petri, e direção geral e artística de Paulo Abrão Esper. Fazem parte do elenco Ana Beatriz Machado (soprano), Lucas Melo (tenor), Willian Donizetti (barítono), Anibal Mancini (tenor) e Marcus Ouros (barítono).

A ópera ‘Pagliacci’ é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Instituto Italiano di Cultura San Paolo e da Secretaria de Cultura. Correalização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Amigos da Arte. Apoio: Sesc Santos.

Os ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada na quinta-feira, às 10h, na bilheteria do Teatro do Sesc Santos.