Tu View

Original x Remake: Quando vale a pena refazer?

19/11/2021
Original x Remake: Quando vale a pena refazer? | Jornal da Orla

A indústria de entretenimento é criativa, isso sem dúvidas. São séries, jogos e filmes produzidos em uma velocidade que é impossível acompanhar, obras originais e ousadas que se tornam clássicos instantâneos. Mas e quando eles resolvem pegar aquele filme antigo, ou jogo que marcou época e refazer? Por que mexer em quem fez tanto e está lá, curtindo sua aposentadoria? Vale mesmo a pena trazer para 2021 obras antigas e atualizar ou não sua mensagem e linguagem?

Para começar, falando dessas produções, precisamos primeiro classifica-las. Existem 3 tipos de reutilizações, elas são:

1 – Remaster – O remaster nada mais é que atualizar a tecnologia de uma produção antiga, trazer filmes do Star Wars para o 4K ou dar aquele jogo uma melhora de quadros por segundo e HDR.

2 – Remake – Esse sim é pegar uma obra existente e atualizar, mantendo sua história ou grande parte dela presente, atualizar mecânicas e mensagens para que sejam melhor digeridas em um contexto atual e completamente diferente do que foi quando lançado.

3 – Reboot – Sobre esse, não vou falar muito, mas é quando se usa a propriedade intelectual ativa e aperta um reset, reiniciando toda sua história e contando outra “por cima”

Bom, depois desse telecurso 2000, vamos ao nosso bate-papo. Infelizmente, na indústria de entretenimento tem havido muitas, mas muuuittttaaass reciclagens, sobre algumas eu “paguei a língua”, como os ótimos Duna, Final Fantasy VII, Mass Effect Trilogy e Alladin. Esses exemplos apresentam de maneira incrível a experiência ainda melhor de seus originais para um público novo e faz os antigos fãs revisitarem com nostalgia, mas também com um impacto de algo “novo”.

O problema é quando essa reciclagem é preguiçosa e inoportuna, como o péssimo GTA Definitive Edition, um jogo que tem a responsabilidade de carregar consigo um dos nomes mais importantes da história do videogame moderno. GTA 3 foi “o” divisor de águas em 2001, tornando conhecido um gênero que é usado até hoje, sistemas e maneiras de se contar histórias que são replicadas pelos maiores nomes da indústria e o predecessor do jogo mais vendido de TODOS OS TEMPOS se tornando a maior arrecadação da história do entretenimento. Daí meus amigos eu te pergunto? POR QUÊ???

Por que pegar um nome desse tamanho, dessa importância e entregar algo tão ruim e tão abaixo do padrão? Pra vocês terem uma ideia, GTA Definitive Edition é a pior nota de um jogo triple A (jogos com alto valor de investimento) da história. Certamente um erro crasso da Rockstar e que os farão repensar lançar coisas apenas por lançar. Na real, indústria, que com certeza lê nossa coluna, repensem suas decisões de relançar algumas Ips. O mundo está cheio de coisas criativas e adoradas, não precisamos revisitar nossos amados e nos decepcionarmos.  Cowboy Bebop estamos de olho em você, não me deixe triste.

E vocês, quais remakes, remasters e reboots te deixaram chateados? E qual vocês gostaram? Mande pra nossa redação ou dá um pulo no Save Point e converse comigo. Que a força sempre esteja conosco.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.