Santos

Orçamento de Santos será 5,2 bilhões

26/04/2024
Divulgação pms Tadeu

Três pontos merecem destaque no orçamento recorde enviado pela Prefeitura de Santos à Câmara Municipal nesta semana.

O primeiro deles é a própria explicação desse recorde previsto na arrecadação: o crescimento da atividade econômica. Três setores impulsionam esse crescimento: a atividade portuária, os serviços associados ao turismo e a construção imobiliária. Isso se traduz em emprego e renda, o que sempre é muito positivo.

O segundo ponto é a maior oferta de ensino em período integral nas escolas municipais. A previsão é de que no ano que vem chegue a 75% a parcela de alunos em jornada de dois períodos em Santos. Um número que se concretizado certamente vai fazer com que boa parte do país olhe com inveja e admiração para a cidade. Alunos com acesso às práticas esportivas e às atividades artísticas certamente vão se traduzir em gerações futuras mais saudáveis e menos violentas.

E, falando em violência, o setor que teve maior incremento na previsão orçamentária para 2025 é o da segurança: 14,1%. A expectativa é de que, além de viaturas e armamentos, a Guarda Municipal tenha o efetivo aumentado significativamente com concurso para admissão de mais 200 agentes. Isso levaria o total para cerca de 650, possibilitando uma presença mais visível da Guarda no perímetro urbano e recuperando um pouco da sensação de segurança dos santistas, bastante golpeada nos últimos anos.