O reforço policial está a caminho da Baixada Santista. A partir da segunda-feira (16) tem início a Operação Verão que contará com reforço de 2.394 policiais militares, 45 a mais em relação ao ano anterior.
O coronel Rogério Nery Machado, comandante do Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6), anunciou o reforço durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), na última terça-feira (10). O reforço policial estará disponível até 7 de março do próximo ano.
Guarujá, Praia Grande e Santos receberão o maior número de policiais extras, com 444, 433 e 334 agentes, respectivamente.
Além de reforçar o policiamento, a região receberá 260 veículos adicionais, sendo 80% deles zero-quilômetro e dois pelotões recém-criados, com o apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), que patrulharão a região.
Por outro lado, em Cubatão, onde não há orla de praia, 49 policiais atuarão no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) para prevenir furtos e roubos durante congestionamentos.
A operação, por fim, seguirá em uma única fase, sem alterações no número de policiais enviados ao Litoral durante a temporada.
Câmeras
Apesar da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, para que a PM-SP utiliza câmeras corporais de gravação ininterrupta, o Coronel Rogério Nery Machado afirmou que nem todos os agentes atuantes na Operação Verão estarão equipados com o equipamento. “Estamos aguardando o que será determinado pelo comando geral da PM, mas não temos câmeras corporais para todos os militares na Baixada”.
Atualmente, apenas o o 21º Batalhão e o 2º BAEP (Batalhão de Operações Especiais) utilizam câmeras corporais na região.