Santos

Operação em Santos reforça atenção a pessoas em situação de rua

20/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Marcos Vinícius Pinto da Silva, 44 anos, é de Guaratinguetá (SP) e está em Santos há 2 meses. Ele já havia morado na Cidade e retornou com o objetivo de se instalar definitivamente na Baixada Santista, porém, o valor do aluguel superou o dos ganhos como ajudante geral, o que o obrigou a dormir nas ruas durante quatro dias. Na manhã de quinta-feira (19/5), Marcos chegou à Casa Êxodo, um dos abrigos municipais com vagas ampliadas pela Prefeitura em razão do frio intenso na região, uma das ações da Operação Baixas Temperaturas.

As vagas nos abrigos foram ampliadas de 250 para 350. As abordagens e sensibilização às pessoas que estão em situação de rua também foram intensificadas, com 20 agentes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social percorrendo os pontos de grande concentração de população em vulnerabilidade social e oferecendo serviços e encaminhamento aos abrigos, além da campanha do agasalho, que foi antecipada e conta com seis postos de arrecadação na Cidade (confira endereços abaixo).

O ingresso nos serviços de acolhimento municipais se dá apenas com o encaminhamento das equipes da Prefeitura. Quem presenciar pessoas em situação de rua deve ligar para o 153, central responsável pelos encaminhamentos e também para orientações sobre os serviços municipais.

Agasalho
Quem quiser doar roupas, calçados e cobertores pode levá-los a um dos seis endereços: Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Centro); Fundo Social de Solidariedade (Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada) e quatro unidades do Supermercado Varandas (Avenida Pinheiro Machado, 643, Marapé; Rua Pio XII, 82, Saboó; Rua Alexandre Martins, 125, Aparecida; Avenida Moura Ribeiro, 116, Marapé).