Significados do Judaísmo

Omer Adam – O Querido Fenômeno Pop Israelense

03/01/2024
Omer Adam – O Querido Fenômeno Pop Israelense | Jornal da Orla

Omer Ura Adam é o cantor de maior sucesso de Israel de todos os tempos, com mais de 1,4 milhão de visualizações no YouTube; também é o cantor mais ouvido em Israel nos últimos quatro anos consecutivos no Spotify e na Apple, alcançando milhões de streams. Nenhum outro artista israelense alcançou tais números.

Omer Adam nasceu na Carolina do Norte, EUA, no dia 22 de Outubro de 1993 em uma família israelense residente nos Estados Unidos. Do lado paterno, seu pai, Yaniv Adam, é descendente de judeus da montanha (judeus Kavkazi), enquanto sua mãe Sharon é descendente de judeus Ashkenazi.

Seu pai é um general reservista das forças especiais nas Forças de Defesa de Israel que serviu como vice comandante da Unidade Shaldag e do Batalhão 202 da Brigada de Paraquedistas. Seu avô paterno, Shmuel, serviu como comandante sênior da Polícia de Fronteira de Israel. Ele também é parente do General Yekutiel Adam e de seu filho, General Udi Adam.

Quando Adam tinha três anos, a família voltou para Israel e se estabeleceu no moshav Mishmar HaShiv’a. Adam cresceu em Israel. Durante seu serviço nacional obrigatório nas Forças de Defesa de Israel serviu no Corpo de Tecnologia e Manutenção.

A carreira de Adam explodiu quando ele participou da 7ª temporada do Kokhav Nolad, um programa popular da série Idol em Israel, até que um blogueiro revelou que Adam tinha apenas 15 anos e 7 meses quando se inscreveu, enquanto a idade mínima é 16. Adam retirou-se da competição no meio da temporada.

Em 15 de junho de 2011 ele apareceu em um show ao vivo com a participação de milhares de pessoas em Cesareia, um local na costa israelense, tornando-se o artista mais jovem a ser apresentado como artista principal.

No verão de 2019, fez história sendo o primeiro e único artista israelense a esgotar os ingressos do “Yarkon Stadium” – o maior estádio de concertos de Israel, reservado exclusivamente para artistas internacionais até então, vendendo nada menos que cinquenta mil ingressos em poucos minutos.

Com apenas 30 anos, cada uma das novas músicas lançadas por Omer tem se tornado um sucesso da noite para o dia, alcançando o primeiro lugar em todas as paradas, recebendo elogios e críticas positivas.

Omer é mais conhecido por seu virtuosismo como artista, possibilitando que fãs de todas as idades, gêneros, religiões e setores o amem.

Com seu jeito informal e canções que mesclam algumas de nossas mais importantes rezas, as músicas do astro estão na boca de todos os jovens israelenses. As referências religiosas cativam os judeus do mundo todo.

O astro pop israelense foi convidado pela emissora pública Kan de Israel para o ato de abertura do Eurovisão 2019, mas recusou porque os ensaios seriam no Shabat. Adam, não é religioso, mas faz questão de não trabalhar no Shabat e de comer kasher.

Omer mudou-se temporariamente de Israel para Dubai com sua namorada, a modelo israelense Yael Shelbia. Mesmo em Dubai, o casal mantém uma dieta kasher.

Desde o início da guerra, o cantor israelense transformou a sua casa em Israel num posto de apoio para os soldados. Compareceu em mutirões para enviar alimentos para o exército e pessoas deslocadas.

Adam tem sido incansável visitando soldados ao redor do país para entreter a tropa e também cantando em hospitais para os feridos. Omer participou de várias demonstrações, no país e no exterior, destinadas a apoiar a Israel e clamar pela rápida libertação dos sequestrados.

Recentemente, Adam decidiu ajudar as forças de segurança do país de uma forma adicional, criando um projeto para financiar viagens de táxi para levar os soldados em licença para suas casas. Para garantir o sucesso do projeto, Adam ofereceu uma doação substancial.

“Durante estes tempos desafiadores, é importante oferecer o máximo de ajuda possível”, escreveu ele no Instagram. “Trabalhamos incansavelmente, dia e noite, para fornecer o suporte essencial. Agora, queremos levá-los ao lugar mais importante rodeado de seus entes queridos – o lar.”

“Vocês me mostraram imenso respeito ao longo dos anos e agora é a minha vez de mostrar o mesmo a vocês”, disse ele.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço