Clara Monforte

Olhos nos Olhos com Marcela Gomes Rodrigues

25/02/2022
Olhos nos Olhos com Marcela Gomes Rodrigues | Jornal da Orla

MARCELA GOMES RODRIGUES é uma jovem médica veterinária que ama o que faz. É especial o carinho que tem por seus pacientes de quatro patas e, para maior conforto dos mesmos, os atende em suas residências.

Você sempre quis ser veterinária?
Sempre! Sou a única das filhas que escolheu esta profissão. Fui motivo de orgulho para meu pai, por ser perseverante na escolha.

Os animais têm as mesmas doenças que os seres humanos?
Sim, iguais, menos a Aids. Em relação à Covid-19, existem estudos sobre a possibilidade de infecção em gatos.

É real que os gatos são difíceis de dar remédio?
Eles são mais complicados, porque babam, arranham, etc. Já o cachorro é mais fácil de lidar.

A medicina veterinária tem evoluído?
Muito. Por exemplo, na medicina de diagnóstico, não existia ressonância magnética, nem tomografia. Hoje, existe esses recursos para diagnosticar o tratamento ideal.

O carrapato mata?
Mata, porque é uma doença silenciosa. É anemia profunda e o proprietário percebe quando já está em estágio bem avançado. Uma forma de prevenir é passar um bom remédio, na nuca do animal, dependendo da prescrição do veterinário.

E a Parvovirose? É muito perigosa?
Não, mas a Cinomose, sim. São mais comuns nos filhotes e ambas são contraídas por meio de um vírus, sendo necessária a vacinação para segurança do animal.

O que você acha das campanhas de castração?
Sou a favor da castração, inclusive fiz minha monografia sobre o tema (castração precoce). Hoje, os estudos mostram que é melhor esperar o primeiro cio, para depois castrar.

O primeiro cio de gato é igual ao do cachorro?
O gato não sangra igual ao cachorro. O cachorro fica quieto, apenas se lambe e sangra. Já o gato mia, enlouquecidamente, no período da noite.

Por que o gato é mais resistente à carinho?
É da personalidade deles, diferente dos cães. O tutor deve fazer carinho e brincar, assim eles ficam cada vez mais dóceis.

E a alimentação? Ração ou comida natural?
Natural. Às vezes, para o tutor é mais fácil dar uma boa ração, mas existem ocasiões em que o animal precisa de uma alimentação natural, por conta de algum problema de saúde, avaliado através de testes. E tem que passar por nutricionista.