Notícias

Obras na Ponte Edgard Perdigão em Santos entram na reta final

31/08/2023
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Com os serviços concentrados na recuperação do elevador, instalação da comunicação visual e do chuveiro na área externa, além de acabamentos gerais, entra na etapa final o projeto de revitalização da Ponte Edgard Perdigão, na Avenida Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, em Santos.

O píer do lado direito do equipamento é ponto de partida das escunas que fazem passeios turísticos pela orla e Estuário. Nesse local também embarcam e desembarcam passageiros do bairro Santa Cruz dos Navegantes, Praia do Góis e Fortaleza da Barra, localizados do lado oposto à entrada do Estuário, em Guarujá. Já o píer esquerdo é destinado a embarcações particulares de recreio e barcos de pesca.

O projeto da Prefeitura, que envolve os 992,17m² da ponte e prioriza a acessibilidade plena de pessoas com mobilidade reduzida, deverá estar concluído já no próximo mês, dependendo das condições climáticas, segundo estimativas do secretário Wagner Ramos, titular da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). O projeto contempla flutuante acessível, com passarela articulada para o atracadouro, permitindo a livre circulação das pessoas com deficiência, sanitários adequados e pisos podotáteis.

“A entrada do equipamento terá iluminação cênica e, nos próximos dias, receberá um painel com ilustração alusiva a paisagem náutica, a ser instalado em sua parte superior,” adiantou o secretário. O acesso também ganhará dois vasos com jabuticabeira, além do plantio de grama em 50m².

Na área externa serão instalados dois conjuntos de bicicletário, com capacidade para quatro veículos cada, confeccionados em aço inox escovado, em forma de aro. Ainda na parte exterior, haverá chuveiro e lava-pés para conforto dos praticantes de esportes náuticos e passageiros das escunas, passeio que inclui banho de mar.

Para minimizar os transtornos aos usuários e à prestação de serviços ali registrada, as obras foram realizadas em etapas.