Santos

Obras da primeira fase do Parque Valongo chegam na reta final

12/06/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

Já chegaram a 80% os serviços concluídos desta etapa de transformação dos antigos armazéns portuários em mais uma área turística e de lazer. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A inauguração está prevista para até o final deste mês. Já o primeiro evento oficial será a Festa Inverno 2024. Os festejos começam no dia 12 de julho e vão até 4 de agosto.

“O Parque Valongo é um sonho antigo dos santistas que estamos realizando. Essa obra, juntamente com todas as ações que implementamos para a revitalização do Centro, vai trazer, além de um novo espaço de lazer, contemplação e eventos, desenvolvimento econômico e turístico para uma das regiões mais charmosas da Cidade. Um trabalho feito por meio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com custo zero para a Cidade, que será um dos cartões postais de Santos”, diz o prefeito Rogério Santos.

No último fim de semana foi concluída a estrutura da pele de vidro da fachada frontal do armazém 4, além da concretagem da laje do local. O espaço será contemplado com gerador de energia, condensadores de ar-condicionado, caixa d’água, entre outros equipamentos. Já está finalizada a instalação do piso de paralelepípedo da área que abrigará a roda gigante do Parque, além dos acabamentos em hidráulica e elétrica. No entorno, o parquinho com brinquedos, a quadra de beach tennis e a plataforma flutuante também já estão instalados.

Além disso, o paisagismo da área entre a entrada do Parque (Passarela da Alfândega) e a roda gigante foi concluído. Os jardins contam com arbustos tipo guaimbês, orelha-de-onça, bromélias, amaranta, entre outros. A área ajardinada ainda possui 39 árvores entre ipês brancos, palmeiras, quaresmeiras e outras espécies nativas da Mata Atlântica.

Nesta segunda-feira também já foram instalados 26 das 40 evaporadoras (65%), equipamentos responsáveis pela climatização do armazém 4. Outros pontos de destaque do serviço são a pintura da área externa e interna, que atingiu 60% de conclusão, e o acabamento das esquadrias e janelas.

Segue em andamento a instalação dos postes de iluminação das áreas interna e externa do Parque, além das estruturas que vão abrigar as câmeras de monitoramento. Os revestimentos de porcelanato dos banheiros estão em fase de acabamento, bem como a passagem das tubulações para instalação de hidrantes.

“As obras seguem a todo vapor. Vamos concluir a primeira etapa antes do prazo estipulado no projeto. O Parque Valongo será um marco na história de Santos e um equipamento com potencial turístico imensurável, que vai impressionar moradores e turistas por toda sua funcionalidade e beleza arquitetônica”, ressaltou Felipe Tavora, gestor do projeto Parque Valongo e titular da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).