Santos Turismo na Baixada

O que fazer no Aquário de Santos em maio

05/05/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Quem visitar ou acessar as redes sociais do Aquário de Santos em maio poderá participar de atividades que incluem ações educativas, exposições, interatividade e muita diversão.

Nos corredores do parque, as crianças se transformarão em detetives ambientais ao seguir pistas para descobrirem o animal homenageado do mês. No auditório, o Cine Aqua exibirá vídeos sobre a Mata Atlântica para todos os visitantes, que também terão acesso à ‘Geladeira do Saber’, com livros para incentivar o hábito da leitura.

O Cine Aqua ainda guarda duas atrações especiais nas próximas quarta (10) e quinta-feira (11), às 14h, com vídeos sobre compostagem e aves migratórias, respectivamente.

Na saída do parque fica montado o estande doação e retirada de livros pelo projeto Adote um Livro, parceria com o programa Leia Santos. O público também poderá tirar fotos usando o totem com o tema ‘Nas profundezas do oceano’ e conhecer as espécies endêmicas (ocupantes de uma região específica) da Mata Atlântica por um painel interativo.

Para este mês, a equipe de educadores também organizou a exposição ‘Quelônios’, que são répteis portadores de carapaça, como tartarugas, cágados e jabutis.

Confira as atividades presenciais:

Na parte externa do Aquário, às sextas, das 14h às 16h, o público poderá participar de ações educativas, sendo:

12/5: Compostagem e resíduos sólidos

19/5: Mesa de Investigação Marinha – Animais Marinhos e de imigração

26/5: Pescaria ecológica

Caso chova nos dias, as atividades ocorrerão no auditório.

Programação virtual

Facebook (Educação Ambiental do Aquário de Santos) e Instagram (@uea.aquario)

O calendário das atividades virtuais inicia neste sábado (6), com vídeo educativo do Cine Aqua sobre pesca fantasma. Na próxima segunda-feira (8), haverá o quiz ‘Compostagem’ e um vídeo, na terça-feira (9), mostrando a manutenção da composteira do parque.

Na segunda-feira seguinte (15), as redes do Aquário farão uma postagem exibindo registros das atividades presenciais e dados sobre pesca fantasma; na terça-feira (16), será exibido vídeo no feed sobre uma peça selecionada do acervo do Aquário de Santos.

O Cine Aqua também funcionará virtualmente, aos sábados, com as seguintes sugestões educativas:

13/5: Aves Migratórias

20/5: Década do Oceano

27/5: Mata Atlântica

O Aquário de Santos fica na Praça Vereador Luiz La Scala s/nº, na Ponta da Praia. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h30). O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Menores de 7 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Também pagam meia-entrada crianças de 8 a 12 anos.