Metrópole

Novo secretário das Comunidades Portuguesas visita Santos

15/07/2025 Josi Castro
Fernando Yokota

Emídio Sousa veio ao Brasil para uma programação de 11 dias em seis cidades, em sua primeira viagem internacional no cargo.

Com uma nova estratégia de diplomacia de proximidade, reforçando o apoio institucional às comunidades portuguesas no Brasil e articular com autoridades locais, o recém-empossado secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, passou por Santos, dentro de uma programação de 11 dias de visitas ao país, em sua primeira viagem internacional no cargo.

“O primeiro-ministro (Luiz Montenegro), quando me convidou ao cargo, foi para implementar esse cunho de ligações que tenho com as comunidades portuguesas, quer do ponto de vista familiar e afetivo, quer do ponto de vista da economia, do turismo, da ligação à terra. E é isto que pretendo realizar, manter essa chama viva. Portanto, eu diria que o meu trabalho vai assentar nesta perspectiva de assegurar a ligação e a sobrevivência destas comunidades, potencializar a ligação entre Portugal e seus emigrantes e descendentes, e, por outro lado, também permitir estes intercâmbios entre quem está noutros países e quem está em Portugal”, relata o secretário.

Emídio ficou impactado com o que já viu nesta sua primeira passagem pelo Brasil. “O que vi me fez ter orgulho na comunidade portuguesa. Somos uma gente conhecida por ser de trabalho. Para onde foi, desenvolveu riquezas, integrou-se às localidades, sem causarem problemas. Recebe, convive e não impõe a sua maneira de ser, respeitando o sítio onde está. Era algo que eu já conhecia razoavelmente, mas que, no Brasil, eu constatei isto ainda com mais força”.

Santos foi a terceira parada do secretário, numa série de seis comunidades portuguesas no Brasil. Emídio esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo e, nesta quarta (16), embarca para Brasília (DF), seguindo depois para Salvador (BA) e Recife (PE). Na cidade, visitou o Escritório Consular, encontrou-se com membros do Conselho das Comunidades Portuguesas na Casa da Madeira e no Centro Cultural Português.

Emídio Sousa veio a Santos, acompanhado pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e do cônsul-geral adjunto em São Paulo, Jorge Longa Marques. Na cidade, foi recepcionado pelo presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, pelo gestor do Escritório Consular de Portugal na Cidade e presidente da Escola Portuguesa, José Augusto do Rosário, e pelo secretário de Infraestrutura, Fabrício Cardoso, que representou o prefeito Rogério Santos (Republicanos).