Alta Rotação

Novo golpe apresenta falso sorteio em aniversário de 60 anos da Toyota

03/03/2023
Novo golpe apresenta falso sorteio em aniversário de 60 anos da Toyota | Jornal da Orla

Cuidado com mensagens que prometem prêmios, presentes ou benefícios bons demais para ser verdade.

Pessoal, fiquem atentos a uma nova tentativa de golpe, compartilhada por meio de mensagens no Facebook e Whatsapp. Os golpistas enviam uma mensagem, mencionando um sorteio de 600 carros, que seria em comemoração ao 60º aniversário da Toyota.

Quando as vítimas acessam o site indicado  pela mensagem, encontram uma pesquisa e, em seguida, passam por um suposto processo de verificação e, posteriormente, uma dinâmica na qual devem escolher a opção que esconde o presente.

Na segunda tentativa, o usuário sempre escolherá uma opção que contenha o prêmio. Não importa qual caixa, o suposto presente é nada mais nada menos que um Toyota Corolla. Mas, para receber o prêmio, a pessoa deve primeiro compartilhar o sorteio com cinco grupos de WhatsApp ou 20 contatos.

Seguindo o link e tentando ganhar o prêmio, um Toyota Corolla, a vítima acaba sendo direcionada para o Google Play e baixar o Cryptomania Simulator, um aplicativo de procedência desconhecida, que se apresenta como um simulador para introduzir suas finanças no mundo das criptomoedas.

Especialistas em segurança da informação afirmam que, apesar do Google Play ser uma loja oficial, os cibercriminosos muitas vezes conseguem passar pelas barreiras de segurança usadas por essas plataformas e disponibilizam aplicativos maliciosos que contêm malware ou que são usados para fins pouco claros.

A recomendação é sempre excluir esse tipo de mensagem, não encaminhe e nunca clique em links desconhecidos que chegam inesperadamente. Desconfie sempre de mensagens que prometem prêmios, presentes ou benefícios bons demais. E se a mensagem veio por meio de um contato conhecido, é importante alertá-los para que eles possam alertar outras pessoas. Eu fico por aqui. Até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço