Metrópole

Nova frente fria derruba temperaturas e traz chuva para a Baixada

22/09/2025 Da Redação
Fernando Yokota/Jornal da Orla

A primavera começa oficialmente hoje (21) no Hemisfério Sul, mas a nova estação não será recebida apenas com flores e céu azul na Baixada Santista. O calor intenso que marcou o fim de semana, com temperaturas passando de 35 graus em Santos, São Vicente e Praia Grande, dá lugar a tempestades, rajadas de vento e risco de granizo.

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para toda a região, chamando atenção para o perigo de alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A mudança brusca é provocada pelo avanço de uma frente fria acompanhada de uma massa de ar polar, que encontra um cenário de calor acumulado e ar muito seco. O contraste entre os dois sistemas gera condições favoráveis para temporais severos.

Já na noite de ontem (21), os primeiros sinais da virada foram sentidos, com chuvas fortes e ventania em várias cidades litorâneas. A travessia de balsas entre Santos e Guarujá chegou a ser paralisada em virtude da força dos ventos.

SANTOS

Em Santos, a previsão para esta segunda-feira indica mínima de 20 graus e máxima de 27. O dia deve começar abafado, mas logo as nuvens ganham força e aumentam as chances de pancadas fortes de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas que podem chegar a 70 km/h.

O mar também deve ficar agitado, trazendo risco para pequenas embarcações e dificultando a prática de esportes náuticos. A orientação das autoridades é para que a população evite circular em áreas de risco durante os temporais e não se abrigue sob árvores.
Em São Vicente e Praia Grande, o cenário é semelhante. O calor da manhã deve dar espaço a pancadas fortes a partir da tarde, com temperaturas que variam entre 21 e 26 graus.

O mesmo vale para Cubatão, onde a umidade vinda da Serra do Mar favorece ainda mais a formação de nuvens carregadas. Guarujá e Bertioga também estão sob atenção especial. Nessas cidades, o impacto dos ventos marítimos pode potencializar a sensação térmica e aumentar os riscos de ressaca no litoral.

O Vale do Ribeira, região que inclui cidades como Registro e Jacupiranga, também deve enfrentar chuva intensa e ventania. Como há muitos rios na área, o perigo de transbordamentos é maior, exigindo monitoramento constante das defesas civis municipais.
Já no litoral norte, cidades como Ubatuba e São Sebastião podem registrar quedas mais intensas de temperatura ao longo da semana, com máximas que dificilmente passam dos 22 graus.

PRÓXIMOS DIAS

A instabilidade não será passageira. O avanço da frente fria inaugura uma semana de tempo fechado na Baixada Santista. Em Santos, a terça-feira deve ser marcada por queda acentuada nos termômetros, com mínima de 19 graus e máxima de apenas 23.

A nebulosidade será persistente, e a chuva tende a ser mais contínua. Na quarta-feira, o frio deve se intensificar, com máxima de 20 graus e sensação de ainda mais baixa devido ao vento. Os meteorologistas não descartam novas pancadas isoladas de forte intensidade, intercaladas com períodos de garoa.

A previsão indica que apenas no fim de semana a instabilidade começa a perder força, mas as temperaturas não devem voltar aos patamares de calor extremo observados no último fim de semana do inverno.


Na última tempestade na região, areia tomou a avenida da praia
Fotos: Fernando Yokota