Santos

Nova Entrada de Santos vai receber obras para melhorias viárias e contra enchentes

13/12/2021
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Nova Entrada de Santos vai receber mais obras para melhorias no sistema viário e a construção de uma estação elevatória para captação de águas pluviais na Zona Noroeste. Os trabalhos devem começar em janeiro de 2022 e a previsão de entrega é novembro de 2024.

Será a segunda fase do Sistema Binário da Nova Entrada de Santos, anunciada neste sábado com a presença do governador João Doria, o prefeito Rogério Santos e outras autoridades no Paço Municipal (Centro Histórico). Nesta etapa, que prevê a remodelação do trecho entre o 59 km e 65km da Via Anchieta, o Estado planeja investir cerca de R$ 340 milhões, incluindo melhorias no sistema de drenagem, com a construção de uma estação elevatória para captação das águas pluviais, e a restauração do pavimento da SP 148, sob administração do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Outras três obras, com entregas previstas para o final de 2023, fazem parte dessa fase do projeto: um viaduto no Km 63, o alargamento de ponte sobre o Rio Casqueiro, com a implantação de duas faixas, e duas passarelas também no Km 63.

“Além de acabar em definitivo com um problema histórico de alagamentos na região, vamos gerar melhor fluidez no trânsito, gerando benefícios para cerca de meio milhões de pessoas”, declarou o governador.

O prefeito Rogério Santos ressaltou que além da melhoria estrutural, as obras vão gerar cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos. “Mais do que resolver problemas de logística, vamos gerar desenvolvimento social e criar oportunidades”.

Nova estação elevatória 
O gestor do Programa Nova Entrada de Santos, Wagner Ramos, explica que a nova estação elevatória, a ser construída no estacionamento do Hipermercado Assaí, perto da entrada da Cidade, vai fazer a captação das águas da chuva dos bairros Vila Haddad e Chico de Paula. “Este equipamento vai acabar totalmente com os problemas de alagamentos ocasionados pelas chuvas, na Vila Haddad”.

Wagner explica que a ligação entre a Avenida Bandeirantes e Via Anchieta vai beneficiar, principalmente, veículos que saem do São Manoel sentido São Paulo. “Atualmente, é necessário um retorno de aproximadamente 4km. A nova estrutura vai permitir o acesso direto. Complementando a obra, vamos construir duas passarelas e alargar a ponte sobre o Rio Casqueiro, dando mais agilidade no deslocamento de pessoas e veículos naquela área”.