Significados do Judaísmo

Nosso Querido Idan Amedi, de Fauda, ferido em Combate

11/01/2024
Nosso Querido Idan Amedi, de Fauda, ferido em Combate | Jornal da Orla

O soldado israelense Idan Amedi, que é ator da popular série israelense “Fauda” na Netflix, ficou gravemente ferido quando um caminhão cheio de explosivos detonou na área de Bureij, no centro de Gaza, na segunda-feira, disseram os militares israelenses.

O ator de 35 anos, que também é conhecido em Israel como compositor e cantor pop, foi levado de avião para um hospital onde foi submetido a uma extensa cirurgia para remover estilhaços de seu corpo.

Idan Amedi nasceu em uma família judia curda em 19 de Fevereiro de 1988 e foi criado em Jerusalém. Durante seu serviço obrigatório nas Forças de Defesa de Israel, Amedi esteve no corpo de engenharia de combate. Cheil Handasá.

Amedi é especialista em diversas artes marciais, como taekwondo e boxe tailandês. Antes do serviço militar em 2005, ele foi vice-campeão do campeonato nacional de taekwondo.

O início da carreira de Amedi como cantor e criador foi na audição para Kochav Nolad, na qual Amedi cantou a música “Pain of Warriors”, música que ele mesmo escreveu e compôs sobre suas experiências como combatente durante o serviço militar no corpo de engenharia de combate nas FDI.

No final daquela temporada de “Kochav Nolad” em 2010, a música “Pain of Warriors” surgiu como o primeiro single de Amedi nas rádios, e alcançou o primeiro lugar nas diversas paradas musicais em Israel.

A música é escrita como uma carta de um soldado na linha de frente para seu amor e revela o quanto ele vem escondendo dela, “todos os pesadelos, os gritos e o sangue no uniforme”.

Sua carreira musical é extremamente exitosa e a comunidade judaica mundial escuta suas músicas e assistem suas apresentações. Já tem cinco álbuns lançados.

Em maio de 2018, Amedi casou-se com Miriam Benyaminov, uma ativista social para pessoas com deficiência, depois de mais de uma década juntos. Em dezembro de 2019 nasceu sua primeira filha. Em maio de 2023 nasceu seu segundo filho.

Prioritariamente, Idan é amplamente reconhecido por seu papel principal em Fauda, a famosa série de TV israelense.

Idan representa o personagem Sagi Tzur, um recém-chegado a uma unidade antiterrorista de elite israelense que se infiltra nos territórios palestinos ocupados, usando a fluência dos combatentes em árabe e a familiaridade com a cultura local para se misturar e caçar terroristas.

Amedi tem servido como reservista desde o ataque do Hamas em 7 de outubro ao sul de Israel, na sua condição de especialista no Corpo de Engenheiros de combate.

Idan Amedi e Lior Raz, e mais atores e equipe de “Fauda”, da Netflix, estão servindo ao exército israelense, no conflito contra o grupo Hamas.

Amedi postou um vídeo onde disse: “Para o povo israelense e soldados, é o Idan Amedi. Estou usando este uniforme. Não é uma cena de “Fauda”. Esta é a vida real. Soldados chegaram aqui após o ataque do último sábado 07/10”, afirmou Amedi.

Idan disse ainda que o objetivo de lutar por Israel é para proteger familiares e crianças. “Estamos aqui para proteger nossas crianças, nossas famílias, nossa casa. Garanto a vocês que não vamos parar até ganhar esta guerra. Também quero agradecer ao povo de Israel. Suas cartas e desenhos nos mantêm fortes. Eu amo vocês e espero tempos melhores em breve”, concluiu.

Como informou a mídia israelense. sua condição melhorou e espera-se que ele se recupere,

Amigos e familiares de Amedi ainda pedem preces para a cura de
Idan Ben Tova.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço