Leitura

Noite de autógrafo com Carlos Monforte em Santos

05/05/2022
Valter Campanato/ Agencia Brasil

Carlos Monforte lança o livro ‘O Papel do Jornalismo sem Papel’, na terça-feira (17/5), às 18h, na livraria Martins Fontes. Monforte é um dos primeiros âncoras do telejornalismo brasileiro. Começou na década de 70 e atuou em jornais como A Tribuna e O Estado de S. Paulo. Monforte pôde acompanhar o surgimento e expansão das mídias digitais, no livro ele debate sobre os impactos da internet nas redações.

O livro descreve com riquezas de detalhes e toques de nostalgia a agitação dos repórteres na busca por informações, período que Monforte viveu dentro das redações. Lembra do cheiro de tinta que exalava das máquinas de escrever, os sons dos passos apressados, telefonemas e conversas que tomavam conta do ambiente.

O principal debate levantado na obra é a relação entre a internet e a veracidade das informações que circulam a todo momento. As inovações digitais garantiram que as notícias rápidas ganhassem mais a atenção do público, mas também passassem a ser questionadas. Para o autor, a busca pela credibilidade é o único caminho para combater fake news e distorção de fatos.

O endereço da Livraria Martins Fontes é Avenida Ana Costa, 530, Gonzaga, Santos.