Leitura

Nei Serra conta em livro a transformação do “Vale da Morte” em Cubatão

30/03/2022
Nei Serra conta em livro a transformação do “Vale da Morte” em Cubatão | Jornal da Orla

Na quinta-feira (7/4), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Cubatão, o ex-prefeito, Nei Eduardo Serra, autografa o livro “É Possível!” , com a renda dos R$ 50 de cada exemplar vendido, revertida integralmente para a entidade cubatense Casa da Esperança. A ideia do lançamento dessa obra veio a propósito das comparações feitas em muitos lugares sobre as dificuldades encontradas pelos gestores públicos, com ou sem recursos financeiros suficientes para executar suas realizações, e como foram resolvidas em Cubatão por um prefeito que governou a cidade em 3 oportunidades: no ano de 1985, durante 10 meses, de 1989 a 1992, e de 1997 a 2000.

O retrato que sobressaía de Cubatão, em 1985, por exemplo, era o do “Vale da Morte”, por causa da poluição ambiental, que inseria o município e seu polo industrial entre os mais poluídos do mundo. Nessa época, Nei Serra, funcionário executivo da antiga Cosipa – Companhia Siderúrgica Paulista, foi escolhido pelo governador Franco Montoro (não havia eleições diretas para prefeito de Cubatão, considerada área de segurança nacional), justamente pela sua disposição: enquanto todo mundo dizia que Cubatão não tinha mais jeito, não tinha mais solução, que Cubatão era um caso perdido, Nei assume o cargo e afirma que “se a poluição está afetando as crianças, os idosos e a população, é problema meu. Eu assumo e vou enfrentar”.

Esse lançamento, em noite de autógrafos, faz parte das programações comemorativas do 73.º aniversário de Emancipação Política e Administrativa de Cubatão.