Porto Santos

‘Navios verdes’ terão desconto nas tarifas portuárias de Santos

18/01/2022
Divulgação/Santos Port Autority

As crescentes preocupações mundiais voltadas a sustentabilidade também fazem eco no transporte marítimo, razão pela qual a Organização Marítima Internacional (IMO) vem impondo medidas que determinam a progressiva redução da emissão de gases poluentes decorrente da queima de combustíveis por navios. A partir de fevereiro, a Santos Port Authority (SPA) deverá oferecer redução das tarifas portuárias para os “green ships”, embarcações movidas à propulsão limpa.

O coordenador da Câmara de Navegação da Associação Comercial e gerente da associada Mediterranean Shipping do Brasil, Vanderlei Lopes, explica que a associação reivindicou à SPA a redução de tarifa para as embarcações sustentáveis, tomando como exemplo algumas iniciativas de portos como o Pecém, no Ceará.

“Com esse incentivo, alinhada a um programa global conhecido como “portos verdes”, identificamos melhoria na visibilidade como um porto sustentável, uma melhor relação porto-cidade e o aprimoramento do Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ, sobretudo nos indicadores “Internalização dos custos ambientais no orçamento” e “poluentes atmosféricos”, disse Lopes.

Para o diretor de Relações Institucionais da associada Grupo Maersk e integrante da citada Câmara, Mark Juzwiak,  a implantação da medida  no Porto de Santos possibilita ao município se posicionar melhor no que diz respeito à questão ambiental e à sustentabilidade. Mark destacou ainda a necessidade de que as novas licitações envolvendo o complexo santista considerem ações que levem à diminuição da poluição e da emissão de gases danosos.