Santos

Mutirão da Zona Noroeste elimina 79 focos com larvas

30/11/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos
O 25º mutirão de Combate ao Aedes aegypti de 2023, realizado na Vila dos Criadores (Alemoa), na quarta-feira (29), teve a eliminação de 79 focos de mosquito, em 287 imóveis visitados. Os agentes de combate a endemias retornarão ao local no domingo (3) para concluir a visitas aos locais que estavam fechados e onde houve recusas.
A empresa Terracom atuou em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
O 25º Mutirão contra o Aedes aegypti faz parte da Semana Estadual de Mobilização contra o mosquito, que conta com diversas ações até 2 de dezembro, confira abaixo:
Sexta-feira (1º): ação solidária de doação de sangue – Controle de vetores
Sábado (2): pedágio com distribuição de sal grosso em três pontos da Cidade; Ação educativa para crianças na Fonte do Sapo (Av. Bartholomeu de Gusmão s/nº – Aparecida)
Vale ressaltar que no verão a população deve redobrar os cuidados, pois o clima da Cidade é favorável ao mosquito nesta época do ano. O mais importante é não deixar água parada.
BALANÇO
Considerando os mutirões realizados em 2023, foram eliminados 2.574 focos com larvas. Também neste ano, houve a confirmação de 275 casos de dengue e 41 de chikungunya.