Local Turismo Turismo na Baixada

Museu Pelé em Santos agora oferece guia de áudio sobre o acervo

28/12/2021
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

A visita ao Museu Pelé se transformou numa experiência mais informativa e tecnológica. A Casa do Rei do Futebol agora conta com o audio guide, sistema que permite a descrição de passeios turísticos com uso de dispositivos eletrônicos e digitais com recursos de voz.

No total são 22 faixas já disponíveis via QR code para contextualizar e aprofundar as informações referentes ao acervo fixo e exposições.

Para ouvir as explicações, o visitante precisa ter instalado em seu aparelho celular ou tablet o aplicativo Spotify (baixado gratuitamente via Play Store em aparelhos com sistema Android ou Apple Store nos dispositivos iOS).

Basta apontar a câmera ou um aplicativo leitor de QR code para os códigos espalhados pelo acervo, que o Spotify solicitará autorização para ser aberto e, assim que confirmar, o áudio referente ao período da vida ou da carreira de Pelé iniciará. Vale lembrar que o sistema deverá ser utilizado com fone de ouvido do próprio usuário para não atrapalhar a experiência dos outros visitantes.

A nova ferramenta está disponível em todos os espaços do equipamento, sendo dez trilhas de áudio para o acervo permanente, outras dez para a exposição 4 Copas e 1 Rei e duas para o espaço da galeria, que abriga duas mostras neste momento: ‘Pelé 80 anos’ e ‘O Início da Lenda – Pelé sob olhar do fotógrafo José Dias Herrera.

A narração dos áudios é dos guias de turismo Valentina Rezende, Soraia Bizarro e Eric Iozzi, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). O plano da Prefeitura é expandir o audio guide para outros equipamentos turísticos e pontos de interesses de Santos.