Cultura

Museu do Café promove curso sobre as mulheres na Semana de Arte Moderna

18/01/2022
Museu do Café promove curso sobre as mulheres na Semana de Arte Moderna | Jornal da Orla

Em fevereiro serão comemorados os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, movimento que marcou a história do Brasil a partir da pintura, escultura, poesia, literatura e música. Para dar início às celebrações, o Museu do Café promove o curso online “Mulheres modernistas”, ministrado pela professora doutora Regina Teixeira de Barros, nos dias 1, 8, 15 e 22/2, às 19h.

Dividida em quatro módulos, a atividade busca examinar o trabalho de mulheres que atuaram na área de artes visuais no País nas décadas de 1920 e 1930, indo além dos nomes mais conhecidos. Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, por exemplo, são largamente consagradas, mas outras artistas também contribuíram de modo relevante para o cenário que se construía, como Regina Gomide Graz e Mina Klabin Warchavchik.

Além de abordar as profissionais em si, a professora Regina – que é doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e curadora de diversas exposições ligadas ao assunto – apresentará o papel da fazendeira Olívia Guedes Penteado junto ao grupo de modernistas, que foi central para a promoção da arte moderna nacional.

Cada encontro contará com temas variados, seguindo a ordem: “Revendo Anita Malfatti” (1/2), “O Brasil de Tarsila do Amaral” (8/2), “Mulheres iluminadas: Regina Gomide Graz e Mina Klabin Warchavchik” (15/2) e “Olívia Guedes Penteado: a dama do modernismo” (22/2).

Com vagas limitadas, as oficinas acontecerão por meio da plataforma Zoom. A turma terá acesso às gravações do conteúdo ministrado por 30 dias, por meio de link no Youtube.

A capacitação completa tem o custo de R$ 150 e, ao final, os inscritos receberão certificado de participação. Para aderir, é preciso enviar um e-mail ao [email protected]. A equipe do MC responderá com os detalhes de pagamento e as informações de acesso.