Exposições

Mulheres santistas ganham destaque em mostra fotográfica

09/03/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Representando o empoderamento feminino por meio de histórias reais de superação, a exposição fotográfica “Mulherão, sim!”  apresenta nove mulheres, em sua maioria santistas, retratadas em painéis com quase dois metros de altura. A mostra está aberta ao público no Shopping Parque Balneário (Gonzaga), até a próxima quarta-feira (15/3).

Desempenhando diferentes papéis na sociedade, desde feirante a médica, cada uma teve sua história contada nas peças que apresentam fotos, suas vivências, desafios e inspirações, bem como frases que exprimiam suas personalidades.

A ação é uma iniciativa da educadora física Alessandra Cavalcante. Ela explica que a intenção é fazer com que as mulheres que passeiam pelo shopping possam se ver representadas em uma mostra artística, razão pela qual escolheu figuras com trajetórias e biotipos diferentes para estrelar a mostra.

“A gente quer mostrar que, na verdade, o ‘mulherão’ não precisa estar sempre produzido. A gente é mulherão desde a hora que acorda, quando faz um rabo de cavalo, quando trabalha o dia inteiro, quando pega um ônibus, quando faz o que quer que seja. Tenho certeza de que todas as mulheres que passarem por aqui se identificarão com pelo menos uma dessas histórias”, afirma.

As fotos que compõem a exposição são do fotógrafo Marcelo Fabiano, enquanto os textos são de Bernardo Louzada. Já a produção do material, que também carrega um QR Code que leva ao Instagram do projeto, ficou a cargo de Emerson Paulistah.

Na rede social, o projeto recebe vídeos de mulheres respondendo à pergunta “O que é um mulherão para você?”, que são postados no feed. “Qualquer mulher pode mandar. Quanto mais participantes, melhor”, convidou Alessandra.

O horário de funcionamento do shopping é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h.