Alta Rotação

Mulheres e mecânica

29/07/2022
Divulgação

Faz algumas semanas, promovi juntamente com alguns parceiros comerciais, um workshop de mecânica básica para mulheres. Meu objetivo era mostrar conceitos básicos para que as moças pudessem ter mais confiança em relação aos seus veículos e também evitarem serem enganadas por algum mecânico de má-fé que por acaso cruzasse o caminho delas. (Aqui o meu adendo: mecânicos, isso não é uma crítica a classe de vocês, mas infelizmente pode acontecer de existir aquele que envergonha a categoria).

Bom, qual foi a minha surpresa do número de mulheres interessadas. Das mais novas às mais velhas, solteiras, casadas, donas de casas e trabalhadoras, a mulherada realmente queria aprender sobre o tema. O que me levou a pensar: por que temos a mania de achar que carro é só “coisa de homem”? Por que automaticamente pensamos que as mulheres não se interessam por carros? Pessoal, as mulheres gostam sim de carros, elas querem aprender sim!

Precisamos acabar com esse machismo arraigado de só estimular os meninos com carrinhos, precisamos mostrar as nossas meninas, desde cedo, o básico dos veículos. Assim como é importante ensinar aos meninos tarefas básicas de casa, tais como lavar uma roupa, a louça, cozinhar uma comidinha básica etc, também é muito importante mostramos as garotas que um carro não é um bicho de sete cabeças, que saber trocar um pneu não vai fazer delas menos femininas.

Infelizmente nossa sociedade é bastante machista e entendo que as mulheres tem uma longa jornada pela frente. E mesmo para as mulheres que gostam de carros e até se tornaram profissionais do ramo, sei que elas ainda enfrentam muito preconceito. Já passou da hora de darmos um basta nisso. Lugar de mulher é onde ela quiser.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.