Cultura Exposições

Mostra reúne fotos históricas de Serra Pelada pelas lentes de Sebastião Salgado

03/01/2022
Sebastião Salgado

“GOLD Mina de Ouro Serra Pelada” está em exposição no Sesc Santos

Com curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, a exposição “GOLD Mina de Ouro Serra Pelada”, aberta à visitação no Sesc Santos, reúne 53 fotografias, em parte inéditas, feitas pelo fotógrafo Sebastião Salgado na década de 1980 em Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo. A mostra revela as condições precárias e o cotidiano da mina localizada na região da Amazônia paraense, que em seu auge reuniu mais de 80 mil garimpeiros em busca de ouro.

Em 1979, a descoberta acidental de ouro em uma remota encosta de morro no Pará atraiu uma massa de garimpeiros autônomos de todas as partes do país. Logo, Serra Pelada, como a mina foi batizada, havia se tornado um imenso buraco de cerca de 200 metros de diâmetro e com a mesma profundidade, onde por volta de 50 mil homens estavam apostando suas vidas pela chance de ficarem ricos. Os peões, homens de todas as idades, cores e classes sociais, eram unidos apenas pelo sonho do ouro. E se isso significava deixar suas famílias, vender seus pertences e assumir grandes riscos, que assim fosse. Para alguns, valeu a pena, mas muitos voltaram tão pobres quanto no dia em que chegaram lá.

As fotografias de Sebastião Salgado foram feitas em 1986, e algumas delas integraram o livro “Trabalhadores”, lançado em 1993. Quase 30 anos depois, o fotógrafo retorna ao seu trabalho para uma nova edição, com imagens inéditas, mostrando que Serra Pelada ainda é uma história a ser descoberta.

Visitação
Até 31/7/2022 – Terça a sexta, das 10h30 às 21h, e sábado, domingos e feriados, das 11h às 18h

Protocolos

Para visitar, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19, com duas doses ou dose única, para maiores de 12 anos, físico ou digital, para ingressar na unidade. O uso da máscara é obrigatório durante toda a permanência.

O endereço do Sesc Santos é Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.