
O Monumento ao Surfista, no jardim da orla da Pompeia (Av. Presidente Wilson, altura do nº 91), passará por serviços de limpeza e pintura para preservação do conjunto escultural formado por estátua e prancha, confeccionado em fibra de vidro policromada. Para a realização do trabalho, a fonte da estrutura começou a ser esvaziada nesta terça-feira (20).
“A água bate constantemente nas esculturas, o que exige cuidados e manutenção constantes”, explica Rodrigo Paixão, assessor técnico da Prefeitura Regional da Zona da Orla/Intermediária. Os serviços de restauro ficarão a cargo da Secretaria de Cultura (Secult) e devem ser concluídos até o final desta semana.
Já a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), realizou a recuperação de cerca de quatro metros de extensão do banco de concreto no entorno da fonte, os quais estavam danificados.
OBRA
Obra do artista Daniel Leandro Gonzalez, a escultura de 2,30m de altura retrata um surfista sobre prancha ‘pegando’ onda. Inaugurada em 22 de dezembro de 2001, ela recebe jatos de água direcionados, oferecendo a sensação de um surfista em plena manobra.
O monumento fica em frente à Escola Radical de Surf (Posto 2), primeiro equipamento público do gênero no Brasil e que, em 2022, completou 31 anos de atividades.
Deixe um comentário