Esportes Santos

Prefeitura quer monumento a Pelé feito por Niemeyer

10/01/2023
Prefeitura quer monumento a Pelé feito por Niemeyer | Jornal da Orla

Projeto prevê torre com 20 metros de altura na entrada por porto, com Rei do Futebol dando soco no ar

A Prefeitura de Santos pretende “desengavetar” um projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 2010 para homenagear Pelé. Trata-se de torre em concreto com 20 metros de altura, tendo no topo a silhueta do Rei Futebol de cinco metros, em forma vazada, dando o seu famoso soco no ar. Na base, uma esfera de concreto com sete metros de diâmetro, para um memorial, que seria acessado por uma rampa em forma de curva.

A informação foi revelada pelo prefeito Rogério Santos, ao participar do programa “Ponto de Vista” nesta terça-feira (10). Segundo ele, a ideia é construir o monumento em área hoje pertencente à Polícia Federal, na entrada do Porto, bem próximo ao Centro de Convenções e Eventos, na Ponta da Praia.

“Imagina os navios de cruzeiros passando por um monumento desse bem na entrada do Porto de Santos”, afirmou o prefeito. Ele acrescentou que deve apresentar detalhes do projeto ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. “Será um monumento à altura de Pelé”, completou.

O prefeito informou que entrou em contato com o deputado federal eleito Paulo Alexandre Barbosa, que demonstrou entusiasmo com a proposta e se comprometeu a entrar em contato com o governo federal para viabilizá-la.

Homenagem a Pelé

Inicialmente, este monumento seria construído ao lado onde hoje está instalado o Museu Pelé, no Valongo. Ele seria viabilizado com recursos do Ministério da Cultura, mas o projeto não foi adiante.

Pelé e Oscar Niemeyer se encontraram pessoalmente para apresentar o projeto em novembro de 2010, no escritório do arquiteto, no Rio de Janeiro.