Uma série de obras está sendo realizada para garantir mais segurança aos moradores e visitantes do Monte Serrat, em Santos. Os trabalhos de melhoria do sistema de drenagem e a revitalização do Caminho Monsenhor Moreira, principal acesso ao morro, com 402 degraus, divididos em 14 nichos, avançam e já contam com 28% do projeto concluído.
“Os serviços começaram a partir do Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, localizada no topo, e agora se encontram na altura do nicho 10”, afirmou a engenheira Juliana Moura, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão. Os trabalhos, explicou, são feitos inicialmente em metade do trecho, deixando livre a outra parte para a circulação das pessoas.
Paralelamente aos serviços, foi iniciada a limpeza dos 159,57m² da primeira das oito áreas do Monte Serrat onde a Prefeitura promoverá obras de contenção de encostas, em mais uma etapa do projeto de estabilização de taludes, incluindo a construção de muro de arrimo. As nove áreas totalizam 1.499m².
O projeto da Prefeitura está inserido em um conjunto de intervenções orientadas pela Defesa Civil e integra o Programa Santos Mais Bonita, que envolve a aplicação de recursos de aproximadamente R$ 100 milhões em obras de segurança, acessibilidade e zeladoria, como contenção e drenagem, pavimentação de ruas, manutenção de escadarias, entre outras melhorias, beneficiando a Vila Progresso e outros 11 morros: Pacheco, São Bento, Saboó, José Menino, Marapé, Penha, Caneleira/Tetéu, Santa Maria, Jabaquara, Nova Cintra e Fontana.
ESCADARIA
Todo o piso da escadaria do caminho, do início da subida junto à Praça Corrêa de Melo até a entrada do santuário, será recomposto. Os serviços envolvem a demolição total de 787,29m³ do concreto existente para reconstrução do piso cimentado, com acabamento áspero vassourado para prevenir acidentes com pedestres.
O caminho ganhará 799,5m de corrimãos e guarda-corpo tubular em aço galvanizado, com pintura em esmalte sintético, em substituição às antigas peças metálicas, e 19 lixeiras.
Nos locais onde se verifica solapamento e desassoreamento de solo sob o piso existente, será realizado aterro compactado para estabelecer a uniformidade e homogeneidade do local, seguido de acabamento em cimento desempenado (nivelado com desempenadeira). O acabamento será feito com selante endurecedor, que aumenta sua durabilidade e melhora o aspecto visual.
Também serão recompostos, com piso de concreto desempenado, os acessos às residências do Caminho Monsenhor Moreira que forem demolidos para passagem de canaletas e tubulações para a melhoria da drenagem. Esses serviços deverão envolver 23,8m².
DRENAGEM
O projeto de melhoria de drenagem prevê o assentamento de 337,77m de tubos pead (polietileno de alta densidade) de até 500 milímetros de diâmetro e outros 45,88m de tubos de concreto de 600 milímetros. Os tubos pead são leves em relação às peças metálicas, têm antiaderência, alta resistência à corrosão e a impactos.
Além disso, serão promovidos vistoria e reparos nas canaletas existentes, assim como limpeza e desobstrução de 230,04m desses escoadouros e de tubulações de águas pluviais, a serem impermeabilizados com cimento cristalizante em 386,06m², e instalados 112,03m² de grelhas em ferro fundido.
Esse material apresenta resistência e durabilidade, e suas características permitem a passagem da água, retendo folhas e outros resíduos, reduzindo o risco de alagamentos em períodos de chuvas intensas.
ESTABILIZAÇÃO
Os serviços de estabilização da encosta do Monte Serrat envolverão nove pontos junto à escadaria principal, sendo oito contenções com solo grampeado e um muro de arrimo com 6,45 metros lineares (18m³).
Solo grampeado é o resultado da execução de chumbadores visando estabilizar o talude. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço. Já a estabilidade local é feita por meio das telas de aço fixadas por ganchos na extremidade externa dos grampos de aço chumbados no solo. Esse conjunto tem por objetivo estabilizar taludes em condições de instabilidade.
De acordo com o projeto, baseado em parecer geotécnico, as intervenções começam com limpeza geral em 1.747m², para remoção de cobertura vegetal e demolição de 60m³ de muro de alvenaria. Na sequência, perfuração de 3.914,25m em solo ou rocha, com utilização de 8.453,63kg de armadura em barra de aço, com diâmetro de 10 a 25 milímetros, fixados com injeção de 34.176,75 litros de calda de cimento.
Segue-se aplicação de geocomposto nesse solo grampeado, formado por geomanta com reforço metálico em tela hexagonal, cobrindo 2.607,89m², sobre a qual serão assentadas placas de grama esmeralda em 1.498,79m².
Já o muro de arrimo será construído com armadura em barra de aço com 976,5kg, após regularização e compactação do subleito com manta geotêxtil e 15m de tubo em polietileno de alta densidade.
INVESTIMENTO – O projeto de drenagem e contenção junto ao Caminho Monsenhor Moreira está a cargo da Sabino Comércio e Empreiteira, vencedora da concorrência pública.
O investimento é de R$ 8.943.356,54, sendo R$ 3.635.484,69 provenientes da Secretaria de Turismo do Estado e o restante do orçamento municipal. As obras têm prazo de conclusão de 20 meses, com previsão de conclusão em dezembro de 2025.