Filmes e Séries

Missão: Impossível – Acerto de contas parte um

21/07/2023
Reprodução

“Você salvou a pele de Hollywood”. Essa frase foi dita a Tom Cruise, pelo lendário diretor Steven Spielberg em um vídeo que viralizou durante a temporada do Oscar deste ano. E Spielberg tem toda a razão. O incansável ator de 61 anos, adiou o lançamento de Top Gun: Maverick até que o público pudesse voltar aos cinemas após a pandemia de COVID-19. O resultado: a bilheteria mundial bateu mais de USD 1 bilhão, o maior faturamento da carreira do ator e produtor. E agora, com Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um, Cruise tinha o desafio de realizar uma façanha maior que a de pilotar caças F-18, pelo fato do mesmo insistir em dispensar dublês em suas cenas de ação. As primeiras imagens dos bastidores do famoso salto de motocicleta do penhasco deixaram todos de queixo caído e Christopher McQuarrie (que apoia e realiza muitas de suas loucuras) é o diretor que melhor encontrou a fórmula para a franquia.

O cineasta criou no filme anterior, Efeito Fallout, as melhores sequências de ação da franquia, equilibrando muito bem a trama com aventura característica da série, sem perder o ritmo.  O calcanhar de Aquiles do diretor é o roteiro, que também deixa a desejar nessa nova empreitada. Desde seu início, Acerto de Contas tem a árdua tarefa de dar continuidade a Efeito Fallout, de 2018. O antecessor já dava sinais de que parecia o ápice que a série poderia chegar em termos de ação bem executada. E minha opinião, o novo longa fica longe do mesmo patamar mas isso não significa que esse novo filme não seja um impressionante esforço da dupla Cruise/McQuarrie.

Defino Acerto de Contas em Quatro grandes e longas sequencias de ação: a missão no aeroporto, onde Ethan Hunt e seus aliados necessitam recuperar um importante item; a insana e divertida sequencia de perseguição em Roma (na minha opinião a mais empolgante), a angustiante luta contra o tempo em Veneza e o clímax com o trem desgovernado junto ao famoso salto de moto do penhasco que atinge um eficiente desfecho para esta primeira parte.

Apesar de trazer alguns problemas de roteiro e por não conseguir superar seu antecessor, “Acerto de Contas Parte Um” é entretenimento da melhor qualidade que transpira adrenalina, é extremamente divertido e apresenta sequencias de ação insanas com um ator que não mede esforços para entreter sua platéia.

 Curiosidade: Custando $ 290 milhões, este é o filme Missão: Impossível mais caro da franquia e da carreira de Tom Cruise.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.