Porto

Ministro descarta definitivamente privatização da autoridade do Porto de Santos

16/01/2023
Ministro descarta definitivamente privatização da autoridade do Porto de Santos | Jornal da Orla

Marcio França argumenta que seria o mesmo que entregar a autoridade da Polícia Federal.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, descartou definitivamente a privatização da Santos Port Authority, a autoridade do Porto de Santos. “Seria como abrir uma concorrência e entregar a autoridade da Policia Federal ou da PM ao poder privado”, afirmou nesta segunda-feira (16), ao participar da inauguração de uma passarela para pedestres atrás da Alfândega, no Centro de Santos.

“O que não impede que todos os serviços possam ser privados e concessionados”, ressalvou Marcio França.

O ministro afirmou que, pela primeira vez, o Brasil terá um ministro que tem relação com o Porto de Santos.

Márcio França destacou a necessidade de construir uma ligação seca entre Santos e Guarujá, mas não deu detalhes se o governo federal tem uma decisão sobre o assunto. “Sinceramente, eu me pergunto porque é tão demorado quando parece tão simples. Embora tenha as dificuldades da engenharia, se pensar na quantidade de automóveis e pessoas que transitam todos os dias e o fluxo de navios você percebe a necessidade mais do que urgente”, disse.

O ministro falou também sobre estreitar as relações da autoridade do Porto de Santos com a comunidade regional. “O Porto de santos não é um Vaticano dentro de Roma. Pertence ao povo brasileiro e é assim que ele será tratado, argumentou.