Significados do Judaísmo

Mimouna – A festiva volta do Chametz

22/04/2022
Reprodução

Nas famílias mais tradicionais, amigos e parentes passeiam pela cidade…

Mimouna é uma tradição oriunda dos judeus do Marrocos que acontece no final da tarde do último dia de Pessach.

Neste momento, quando a obrigação de evitar o Chametz termina, as famílias judias colocam, sobre uma bela mesa, farinha, mel, leite e manteiga para serem usadas nos preparativos dos jantares de celebração do pós-Pessach.

Em muitas comunidades, vizinhos não judeus vendem o chametz de volta para as famílias judias como começo da celebração.

Judeus marroquinos e argelinos abrem suas casas aos visitantes, depois de expor uma variedade generosa de bolos e guloseimas tradicionais para festas.

Na mesa também encontramos vários símbolos de sorte e fertilidade, com ênfase no número “5”, como cinco peças de jóias de ouro ou cinco feijões dispostos em uma folha de massa. A repetição do número cinco faz referência ao amuleto de hamsa de cinco dedos comum nas comunidades do norte da África e do Oriente Médio desde os tempos pré-modernos.

Normalmente, todos os presentes em uma celebração de Mimouna são polvilhados com um raminho de hortelã ou outra verdura embebida em leite, simbolizando boa sorte e novos começos.

Nas famílias mais tradicionais, amigos e parentes passeiam pela cidade visitando casa após casa, para cumprimentar seus conhecidos e provar as iguarias colocadas sobre cada mesa da comunidade.

No início do dia de Mimouna, num costume menos conhecido, as famílias vão para o mar, jogam água no rosto e andam descalças na água, para repetir a cena da milagrosa travessia do Mar Vermelho, que aconteceu no último dia de Pessach.

Esta bela tradição chegou a Israel, onde a celebração de Mimouna se tornou um acontecimento anual popular, com festas ao ar livre, piqueniques e churrascos: uma celebração central no Sacher Park de Jerusalém atrai normalmente, cerca de 100.000 pessoas, geralmente incluindo o presidente e o primeiro-ministro.

A celebração de Mimouna atravessou as fronteiras e várias comunidades no mundo comemoram alegremente esta tradição sefaradi.

Chag Sameach!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.