Digital Jazz

Mestre Mauricio Einhorn – A arte do improviso

21/10/2022
Mestre Mauricio Einhorn – A arte do improviso | Jornal da Orla

A vida nestes anos de inúmeras produções sempre me reservou momentos mágicos e surpreendentes, principalmente com meus ídolos na música.

Um destes momentos vivi com o genial Mauricio Einhorn, compositor e gaitista autodidata, um dos maiores improvisadores que já pude ouvir e ver ao vivo. Sua arte e criatividade nos improvisos é de tirar o fôlego.

Tive a sorte e o privilégio de estar com ele ao vivo em algumas oportunidades no Rio de Janeiro e aqui em Santos e posso dizer que ele é um ser humano muito educado e incrivelmente divertido, fora seu raro talento, sendo o grande nome da gaita no Brasil.

Tenho a honra e o privilégio de conversar com ele pelo telefone quase que semanalmente

Também quero destacar aqui o presente que ele me deu. O DVD com o documentário “Mauricio Einhorn – Estamos Aí” (2013) de Rodolfo Novaes com a participação de vários músicos incríveis.

Vários depoimentos marcam o filme que conta a história de um dos músicos mais importantes do Brasil, com mais de 400 composições, que começou a carreira na era do rádio, brilhou na Bossa Nova, participando de shows e festivais pelo mundo afora.

Ele também tocou e gravou com os principais músicos do planeta, inclusive ao lado do seu ídolo, o gaitista belga Toots Thielemans, que deixa um depoimento emocionante no filme.

O subtítulo do filme cita o nome do tema “Estamos Aí”, parceria com Durval Ferreira, uma das minhas músicas preferidas e que faz parte da trilha sonora da minha vida.

Me emociona destacar que ele continua muito ativo atualmente, com shows, gravações e dando aulas, sendo o Mestre de duas gerações de gaitistas, com o grande ensinamento de praticar e praticar.

A última vez que estivemos juntos pessoalmente foi no Rio de Janeiro numa “gig” memorável que produzi recentemente com o The Martin Pizzarelli Trio no lindíssimo Manouche localizado em frente ao Jardim Botânico, numa área maravilhosa dentro do Jockey Club Brasileiro e que contou com a sua participação muito especial numa “canja” incrível. Noite absolutamente inesquecível.

Fiz também com ele uma live memorável para o Programa Momento Digital Jazz, onde a emoção e a alegria imperaram.

Reverência do coração Mestre Mauricio Einhorn! Gratidão pela sua amizade e pela sua música.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.