Santos

Mestre de jornalistas, Dirceu Fernandes Lopes falece aos 81 anos

23/12/2021
Mestre de jornalistas, Dirceu Fernandes Lopes falece aos 81 anos | Jornal da Orla

Professor formou gerações de profissionais que hoje se destacam

Mestre de gerações de jornalistas formados na Faculdade de Comunicação (Facos) da UniSantos, o jornalista Dirceu Fernandes Lopes faleceu na noite de quarta-feira (22), em casa, aos 81 anos.

Em 2018, ele havia tido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além de lecionar durante anos na Facos, Dirceu também deu aulas na mais prestigiosa faculdade de comunicação do Brasil, a Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo.

Formou-se Bacharel em Jornalismo, em 1967, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, e Mestrado (1982) e Doutorado (1986) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Escreveu, organizou e editou diversos livros sobre Jornalismo. Na Facos, era extremamente admirado pelos alunos pela dedicação e entusiasmo, em projetos laboratoriais como o Agência Facos e o Mural dos Morros e Mural da Zona Noroeste, nos quais os estudantes aprendiam, na prática, o exercício do Jornalismo.

Dirceu deixa uma legião de estudantes e profissionais que tratava como filhos, a esposa Terezinha, também professora da USP, e o filho Diogo.

Confira texto do jornalista Marco Santana, editor do Jornal da Orla, que foi aluno de Dirceu Fernandes Lopes:

Dirceu Fernandes Lopes, meu Mestre