Leitura

Mestre de capoeira lança livro sobre o Quilombo do Jabaquara em Santos

14/11/2022
Mestre de capoeira lança livro sobre o Quilombo do Jabaquara em Santos | Jornal da Orla

Como parte da programação que celebra o Dia da Consciência Negra em Santos (20 de novembro), o mestre de capoeira e escritor Kaled Ferreira Barros lança o livro infantil “Quilombo do Jabaquara – Santenses, capoeira e abolicionistas”, no domingo (20/11), às 15h, na Casa de Câmara Cadeia Velha, no Centro.

A obra traz, de forma lúdica, a história do surgimento do segundo maior quilombo do Brasil, localizado em Santos, no bairro do Jabaquara, apresentando episódios e personagens históricos.

“A intenção foi trazer esse conteúdo para as crianças de forma mais próxima da realidade delas, com maior ênfase e detalhes, porque o acesso a essas informações se dá somente através dos livros didáticos, como parte do currículo regular. A capoeira vem para somar, dinamizar e ser fio condutor destas histórias, de modo a valorizar ainda mais esse patrimônio cultural nacional, diretamente ligado a essa fase da escravatura como instrumento de luta e resistência”, explica o autor.

Nomes como Quintino de Lacerda, Geraldo Leite e Jose Ignacio da Gloria fazem parte do enredo, assim como a importante participação das mulheres santistas, que apoiavam a liberdade e atuavam diretamente na integração dos negros na sociedade.

Confira entrevista do escritor ao Orlaplay

Sobre o autor:
Kaled Ferreira Barros é Mestre de Capoeira desde 2014, Graduado em Educação Física e Pedagogia, Pós Graduado em Pedagogia do Esporte Educacional e Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate. Autor dos Livros Capoeira na Educação Infantil; Capoeira: teoria e prática e Lutas e Artes Marciais no Contexto Social. Mestre responsável pela Escola de Capoeira de Santos, Educador de Capoeira na Fabrica de Cultura 4.0 de Santos e na Secretaria de Cultura de Santos.