Baixada Santista Covid-19 Covid-19

Menina indígena é primeira criança vacinada contra a Covid-19 em São Vicente

17/01/2022
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

“Estou me sentindo muito feliz e protegida. Nunca vou esquecer deste dia”. Essas foram as palavras de Lauana Gabriel Jâxuká, garota indígena de 10 anos, residente da aldeia Tekoá Paranapuã, localizada no Japuí, que protagonizou um momento histórico para a Primeira Cidade do Brasil, sendo a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em São Vicente.

A menina recebeu o imunizante nesta segunda-feira (17/1), na UBS Parque Bitaru, por volta das 9h. Prestigiando o momento especial, o prefeito Kayo Amado compareceu à unidade de saúde e comemorou este avanço no combate à pandemia. “É um marco histórico. Um dia inesquecível para São Vicente. Foi maravilhoso imunizar a população adulta, no entanto, também estávamos ansiosos para proteger nossos pequenos.”

Segundo Kayo Amado, registrar a primeira criança vacinada em São Vicente foi essencial. “Trouxemos a Lauana até aqui para fazer um gesto simbólico. Certamente ela funcionará como incentivo às outras crianças. Vacina no braço. Vamos cuidar da saúde!”

Neste primeiro público infantil, estão contempladas as crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Para as crianças, São Vicente reservou seis unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Confira aqui os locais e endereços na cidade.