Leitura

Memórias da pandemia resultam em obra poética

20/11/2021
Memórias da pandemia resultam em obra poética | Jornal da Orla

Cada um reagiu à sua maneira às incertezas, angústias e tristezas da pandemia, mas a professora Cristiane Sebastião, educadora da rede pública de de Cubatão, reagiu de uma maneira particular: produziu publicação “Tratados dos Ventos na Maré-cheia”, uma obra que transita por vários gêneros literários, como poesia, contos, cartas e relatos.

É seu trabalho de estreia como escritora. Apaixonada por literatura desde menina, usou esta primeira experiência como escritora para expressar um autocuidado neste período difícil de isolamento social. “Fiz um mergulho em mim e transbordei pelas palavras. É quase um relicário em que expresso memórias e sentimentos tão comuns a todas e todos nós”, afirma.

Os livros estão presentes também em seu trabalho: professora do Ensino Fundamental e servidora pública municipal há 15 anos, Cristiane faz da leitura uma prática diária junto às crianças da UME Padre Antônio Oliveira, escola que está lotada este ano. “Leio praticamente todos os dias pra elas”.

Mirou as mulheres, acertou a todos – A escritora explica que a publicação “Tratados dos Ventos na Maré-cheia” transita por vários gêneros literários como poesia, contos, cartas e relatos. É uma produção independente, sem editora, apenas com colaborações para a produção do livro. Uma das parcerias é com a também servidora pública e artista Nice Lopes que criou as ilustrações da capa e miolo do livro.

A publicação e o lançamento do livro agora em novembro foram propositais, explica Cristiane Sebastião. Ela quis que coincidisse justamente com o retorno presencial das atividades e o retorno gradativo à normalidade. Parte da produção será comercializada em livrarias e pela internet, mas o projeto também contará com distribuição participativa dentro do programa Garupa Literária que trabalha com distribuição de livros em espaços públicos e, possivelmente, nas comunidades em que a educadora atua.

Pensado inicialmente para contemplar o universo feminino, Cristiane mergulha em sentimentos profundos como o medo, as dores da alma, o luto, as perdas… Singela e intensa, vai no cerne da condição humana que não tem gênero e que procura, assim como a autora, encontrar a esperança na próxima estação do ano.

A obra conta com ilustrações de Nice Lopes, também servidora municipal de Cubatão. “Tratados dos Ventos na Maré-cheia” foi lançado na sexta-feira (19), na Livraria Realejo, em Santos.