Baixada Santista Leitura

Mediador de leitura distribui livros em troca de sorrisos em Guarujá

05/12/2022
Diego Marchi/Prefeitura de Guarujá

“Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”. A frase do poeta Manoel de Barros vai ao encontro do que acontece na Praia da Enseada, na altura do número 3.035, da Av. Miguel Stefno desde setembro deste ano. Lá, Fábio Rogério, morador da Praia da Enseada, distribui livros de literatura para munícipes e turistas que frequentam a praia. Já foram mais de 300 livros doados.

Todo domingo de manhã, sobre uma prancha de surfe, são colocadas as unidades para distribuição. Fábio fica no calçadão, mas muitas vezes vai à areia disponibilizar conhecimento literário às pessoas. Em Guarujá, ele desenvolve o trabalho desde setembro. Morou por alguns anos em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde também realizava a mesma ação.

Em troca do conhecimento, ele só pede um sorriso: “Em uma noite de 2016, ainda em Campo Grande tive um sonho com uma placa que dizia isso: Dê um sorriso e ganhe um livro. Tinha acabado de ganhar 400 livros de um amigo. Mandei fazer a plaquinha e, no domingo seguinte, já estava em uma avenida local distribuindo”.

O mediador de leitura, que morou em Guarujá dos anos 80 até 2010 – quando foi para Campo Grande – passou a entregar livros nas ruas e até montou uma prateleira literária no aeroporto internacional da cidade. Neste ano, ele retornou à Pérola do Atlântico, e trouxe na mala mais conhecimento para distribuir.

Somente na Enseada, foram mais de 300 livros distribuídos nos últimos dois meses. Mas durante sua trajetória, Fábio já distribuiu milhares.

Como ajudar a ação
Quem quiser colaborar por meio da doação de livros, basta entrar em contato com Fábio pelo número: (67) 99113-4585. Também é possível comparecer à. Miguel Stefano, na altura 3.035 (esquina com a Rua Veraneio), onde a ação acontece todo domingo durante o período da manhã.