Música

MC Rafaella canta e encanta com letras cheias de consciência

05/08/2022
Rafael Nunes

Diretamente da Vila Progresso e almejando o mundo, MC Rafaella traz uma potência vocal incrível além de uma gigante consciência da sua realidade. Com o sonho de dar um carro e uma casa para sua mãe, ela se inspirou em músicos como MC Hariel e MC Kevin para iniciar sua carreira de cantora.

Mesmo pequena, a cantora soube aproveitar uma oportunidade que mudaria sua vida em 180 graus. Ao ver um grupo de produção filmando um clipe no seu bairro, ela tomou coragem e se aproximou como quem não quer nada, distribuindo alguns panfletos para disfarçar antes de se revelar MC para os presentes. “Eu senti que era minha chance, não podia deixar passar”, conta Rafaella.

Assim que abriu a boca e soltou a primeira rima, ela ganhou a atenção de todos, principalmente de Rafael Nunes e Juliana Ferreira – produtores – que prontamente decidiram que iriam ajudar a garota a seguir o sonho. “Ela apareceu meio tímida, mas logo ficou bem mais solta. Ela é toda desenrolada e tem uma voz linda, quando eu vi sabia que tinha que ajudar ela”, declara Rafael.

Eles juntaram um grupo com talentos seletos para colaborar na composição das músicas contando com nomes como Yghor Sá, NinjaNosBeats, Mouranavoz além da própria Rafaella e assim lançaram o primeiro single chamado “Um dia Serei”, que conta com um clipe e um documentário. “Fazer um doc veio de uma inspiração repentina. Eu pensei ‘Pô, ninguém ta fazendo isso’, então a gente foi lá e fez”, afirma, o produtor.

Após o clipe, Rafaella virou referência na vizinhança seja entre as crianças que enchem sua caixa de mensagens com frases motivadoras e se declaram fãs da cantora ou até mesmo entre os mais velhos que reconhecem o talento da pequena. A MC já deu até um show improvisado na festa junina da escola e foi ovacionada pelos colegas.

Dificuldades
A rotina de Rafaella foi duramente afetada pela pandemia de COVID-19 já que, quando ia iniciar no primeiro ano do ensino fundamental, o isolamento chegou e isso impactou diretamente no aprendizado da cantora.

Mesmo sem saber ler e escrever, ela não desistiu do seu sonho e passava o dia gravando as rimas no celular e escutando todos os dias para que pudesse decorar as letras e assim poder gravar. Hoje, no terceiro ano, Rafaella já lê e escreve bem melhor, apesar de ainda estar aprendendo e continua conciliando a rotina de gravações, escola –agora presencial- e brincadeiras com os amigos pelo bairro, onde ela já é uma estrela.

Confira a participação da cantora e os produtores Rafael Nunes e Juliana Ferreira no Orlaplay: