Livros e mais livros

Maus, a aclamada história em quadrinhos que ganhou o Pulitzer

18/01/2023
Maus, a aclamada história em quadrinhos que ganhou o Pulitzer | Jornal da Orla

O Prêmio Pulitzer de literatura, láurea mais importante depois do Nobel, é conhecido por adotar padrões rigorosos para selecionar o vencedor. Portanto, todos os livros que carregam o selo Pulitzer passaram por um criterioso exame de qualidade. Maus recebeu esta distinção com uma particularidade: é a única história em quadrinhos detentora da honraria.

O tema do Holocausto é frequentemente rememorado e discutido pelas mais diversas formas humanas de expressão. Maus, entretanto, inova ao apresentar, em quadrinhos, uma história épica com simplicidade e sensibilidade. O autor desenvolveu uma bem-sucedida autobiografia, na qual expôs a difícil relação com seu pai – sobrevivente do nazismo – ao mesmo tempo em que ouvia as memórias do velho para escrever seu livro.

Os guetos, a escalada autoritária, as perseguições, os campos de concentração, as mortes: está tudo lá. Todos os terríveis eventos que marcaram essa quadra da História. Mas tudo pode ser contato de uma outra maneira.

Motivos para ler:
1- Art Spiegelman fundou a Raw, aclamada revista de artes gráficas que revolucionou os quadrinhos. Dentre tantas referências inteligente em Maus, Art representou os judeus como ratos, os nazistas como gatos e os poloneses como porcos – exatamente como a propaganda nazista os ilustrou na época;

2- “Considero meu amigo Spiegelman um gênio. Maus continua a ser um dos mais importantes textos literários (mesmo em quadrinhos) sobre o Holocausto”. Eis a opinião do gigante Umberto Eco, retirada de seu Crônicas de uma sociedade líquida (pg. 218). A recomendação, vinda de quem vem, equivale a um prêmio;

3- O Brasil, no alvorecer de 2023, sofreu um episódio golpista que ecoará na história: bolsonaristas articularam a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes da República. Presos, os terroristas e seus apoiadores insinuaram, numa mistura de leviandade, falta de caráter e desrespeito, que suas condições seriam análogas às dos judeus em campos de concentração. Perceba a canalhice: fascistas que são, equiparam-se justamente às vítimas judias do nazifascismo. Gente que, por ignorância e mau sentimento, é fácil massa de manobra para aquilo que já se pode chamar de fascismo à brasileira. Os ovos de serpente chocados no bolsonarismo eclodiram. A luta pela democracia é uma sina sem fim.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.