Digital Jazz

Mario Adnet – João Gilberto Eterno

16/12/2022
Mario Adnet – João Gilberto Eterno | Jornal da Orla

Talvez você nem imagine, mas a Bossa Nova e a MPB são verdadeiramente veneradas no Japão.

Talvez por tudo isso, o violonista, cantor, produtor e arranjador Mario Adnet se juntou ao produtor japonês Shigeki Miyata para celebrar em grande estilo os 90 anos de nascimento do genial violonista e cantor baiano João Gilberto, celebrados em 10 de junho de 2021.

O disco foi lançado somente no Japão no formato físico e traz o rearranjo de 15 gravações do repertório do artista. Por aqui, podemos ouvir somente nas plataformas digitais.

Batizado de “João Gilberto Eterno”, demorou 2 anos para ser realizado e foi gravado em vários estúdios distribuídos pelo mundo, contando com as participações dos gigantes João Donato, Joyce Moreno, Rosa Passos, Maucha, Muiza e Chico Adnet, Daniel Jobim, Leila Pinheiro,

Lisa Ono, entre outros nomes importantes.

O sensível e criativo Mario Adnet, em sua linda trajetória musical sempre teve a preocupação de registrar a sua devoção aos seus grandes mestres, através de uma série de tributos, que começaram a ser lançados a partir do ano de 1999.

Este é mais um trabalho importantíssimo de resgate e preservação, que traz o passado para o presente, de uma nova forma, com frescor e inspiração, atualizando para os nossos dias as canções, sempre com a preocupação de reforma e melhoria do passado.

Como curiosidade e comprovação da linguagem universal da música, as cordas que estão no trabalho, foram executadas pelos russos da St. Petersburg Studio Orchestra, da cidade de São Petersburgo.

As minhas favoritas: “Garota de Ipanema” com Daniel Jobim, Dora Morelenbaum e o próprio Mario Adnet, “Izaura” com Antonia Adnet e Mario Adnet, “Chega de Saudade” com Mônica Salmasso, Guinga & cordas, “Você e Eu” com Leila Pinheiro, “Minha Saudade” com João Donato e Antonia Adnet, “Estate” com Joyce Moreno, “Bim Bom” com Moreno Veloso, “Ho ba la la” e “Pra que Discutir com Madame” com a

Família Adnet, “Doralice” com Rosa Passos e a “Valsa da Despedida” com Lisa Ono, que estão simplesmente sensacionais.

Tive a honra e o privilégio de fazer com Mario Adnet uma live muito especial e emocionante no ano passado, em plena pandemia, para o Programa Momento Digital Jazz, exibido no canal do Youtube Orla TV.

Minha reverência Mario Adnet pelo incrível legado musical que você produziu até agora e que vai com certeza continuar produzindo, servindo de guia e inspiração para várias gerações. Viva a música!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.