Digital Jazz

Marcos Valle – 80

15/09/2023
Marcos Valle – 80 | Jornal da Orla

Nesta semana vou homenagear um dos meus artistas preferidos o pianista, compositor, cantor e arranjador Marcos Valle, que comemorou o aniversário dos seus joviais 80 anos, no último dia 14 de setembro.

Lembrei de uma passagem muito especial do ano de 2016, quando ele nos apresentou “Amando Demais”, composição até então inédita da dupla, Marcos Valle (música) e Vinicius de Moraes (letra). Os versos são do ano de 1967.

O culpado disso tudo é o violonista, cantor e compositor Carlos Lyra, que num gesto muito bonito em 2013, profetizou: “Estou aqui para preencher uma lacuna… realizar uma parceria que nunca houve… Vinicius de Moraes e Marcos Valle”. Esta frase foi proferida por ele, num evento de comemoração do centenário de nascimento do “poetinha”, na presença de vários amigos.

Não preciso nem dizer que Marcos Valle quase desabou ao ouvir aquelas palavras e na mais pura emoção soltou por duas vezes um palavrão. Talvez pela alegria, pela surpresa ou por sentir a grande responsabilidade de completar aquela parceria atemporal.

A referida parceria foi apresentada oficialmente no DVD/CD “Marcos Valle & Stacey Kent Live At Birdland NYC”, que trouxe os convidados especiais Dori Caymmi e Edu Lobo, nos dois shows de lançamento em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Fui testemunha ocular deste lançamento do Rio, no palco da belíssima casa de shows Vivo Rio, que ficou lotada e repleta de grandes artistas da nossa MPB, que foram prestigiar o evento. Lá estavam Danilo Caymmi, Celso Fonseca, Miúcha, Leila Pinheiro, Nelson Faria, Joyce e Tuty Moreno, Patrícia Alvi entre tantos outros nomes importantes.

Marcos, Dori e Edu são cariocas, oitentões de idade, todos nascidos no ano de 1943 e são amigos desde a infância. Se reencontraram no mesmo palco em 2016, 53 anos depois.

O registro triplo traz 1 DVD com 18 faixas + 1 documentário gravado no Japão e também um CD de áudio com 15 faixas.

Destaque para a participação especial do saxofonista tenor Jim Tomlinson, marido de Stacey Kent, que considero um dos sopros mais vigorosos da atualidade e uma banda com Jessé Sadoc no trompete, flugelhorn e inspirados arranjos dos metais, Marcelo Martins no sax tenor e flauta, Luiz Brasil na guitarra, Alberto Continentino no contrabaixo e Renato “Massa” Calmon na bateria.

Com certeza é um daqueles shows que levarei para sempre em meu coração e recomendo que você leve para casa este DVD, que contém importante registro musical e uma parceria afinada, emotiva e muito especial.

Viva Marcos Valle, gigante! Viva a música!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.