Turismo Turismo na Baixada

Mapa da Diversidade em SP lista cidades amigáveis para negros, idosos, LGBTQIAP+ e PCDs

02/12/2021
Bearfotos/Freepik

Na Baixada Santista, Santos, São Vicente, Bertioga e Praia Grande integram a iniciativa turística

Lançado em novembro pelo Governo de São Paulo, o Mapa da Diversidade tem como objetivo divulgar e fortalecer os destinos paulistas que possuem produtos turísticos de nichos ou segmentos que atendam à diversidade. O mapa identifica os destinos que oferecem produtos turísticos pensados para às seguintes temáticas: acessibilidade, população +60, afroturismo, população LGBTI+ e turismo de Base Comunitária. Na Baixada Santista, Santos, São Vicente, Bertioga e Praia Grande integram a iniciativa turística.

A partir das informações encaminhadas pelos municípios, 59 cidades receberão uma série de ações com foco na sensibilização e capacitação de destinos, bem como na identificação e expansão da oferta de produtos para o público da diversidade.

É a primeira vez que um estado brasileiro inclui vários grupos em um único mapa. “Dar nome aos municípios que acolhem e estimulam a inclusão é uma forma de revelar ao público um turismo sem preconceitos e sem barreiras, que São Paulo deseja desenvolver cada vez mais”, diz o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Vinicius Lummertz.

Mais cidades

Ilhabela também se destacou pela acessibilidade, com experiências em cadeiras anfíbias. Atibaia tem uma pousada pensada para atender o público LGBTQI+. Jundiaí avança com um projeto para fomentar o turismo na terceira idade que inclui 16 atrações. Eldorado, por sua vez, fomenta o turismo em um quilombo e São Sebastião promove uma rota caiçara com inúmeras atrações culturais.