Música

Manu Paiva representa cidade de Santos na final do Canta Comigo

11/09/2023
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Aos 15 anos, Manu Paiva chega à etapa final da quarta temporada do Canta Comigo, reality show que revela jovens talentos brasileiros, com idade entre 9 e 16 anos, na Record TV. Ela foi a primeira concorrente a chegar à grande final, marcada para o próximo dia 17, às 18h.

A adolescente conta que descobriu cedo o gosto pela música. Aos 6 anos, já participava de aulas de canto e foi notando aos poucos que a música teria um papel relevante em sua vida. “Depois que entrei na aula de canto, comecei a estudar mais música e ao longo deste período fui vendo o que gostava de fazer e cantar e percebi o que eu realmente queria. Mas não teve um momento específico”.

A família sempre deu total apoio. Manu acompanhou o pai e o avô em apresentações beneficentes. Também soltava a voz em apresentações na escola e onde mais fosse convidada, brinca a jovem. E, claro, quando a ideia de participar desta temporada do Canta Comigo partiu da sua professora de canto, Manu curtiu a proposta e se inscreveu. Mas nem imaginava emplacar uma final em sua estreia em um programa de televisão. “Eu não esperava, mas antes de subir no palco eu estava bem tranquila. Deu só aquele friozinho na barriga bem de leve, mas estava muito feliz de estar ali. Quando pisei no palco, senti uma tranquilidade e consegui cantar tudo que queria”.

Manu, que toca piano e violão, se apresentou deixando todo mundo surpreso com seu talento. E foi extremamente isso que se repetiu quando sua voz de soprano tomou conta do palco em sua primeira aparição no programa.

Durante os poucos minutos em que interpretou a canção Nothing Compares 2 U, de Sinéad O´Connor, Manu dominou o palco com sua voz de soprano. A delicadeza e o olhar doce da menina de 1,55m deram espaço para uma apresentação de ‘gente grande’, arrancando aplausos e votos do total de jurados. Nada menos que 100 jurados se renderam ao talento da santista e carimbaram o passaporte para a final do programa.

“Eu não esperava que os 100 votassem. Foi muito bom ver todo mundo cantar junto e ver todo o painel aceso (em cada voto acende uma luz em um painel no júri). Fiquei muito surpresa. Não esperava. Na verdade, nem estava pensando muito em números, mas queria fazer uma apresentação que eu gostasse, para curtir a experiência e ver como funciona um programa”.

A música escolhida faz parte do repertório preferido de Manu, que diz curtir muito o estilo pop. “Acho que o pop valoriza mais minha voz. Gosto de cantar notas altas e me desafiar. Acho que o pop me entrega isso. Consigo brincar mais com a música”.

As queridinhas da sua playlist são: Mariah Carey, Beyoncé e, em especial, Christina Aguilera. “Me inspiro na Christina Aguilera porque ela já fez musical e eu gosto. E admiro muito a voz dela e as técnicas que ela usa”. Agora Manu está na expectativa pela última performance. A música, ela guarda em segredo, mas dá dicas: “Escolhi uma música que veio do nada em um dia na minha playlist. Nunca tinha pensado em cantar e é de uma cantora que admiro muito e, quando vi que dava para eu cantar, me apaixonei completamente e ela foi aceita no programa. Estou muito feliz e muito ansiosa para este dia chegar”.

O sonho da jovem revelação? “Meu sonho é escrever minhas próprias músicas, do meu jeitinho, e que muita gente goste e se identifique com elas. Então, meu sonho é um dia me apresentar cantando minhas próprias canções para um monte de gente”.

Antes de chegar lá, Manu, que, ao contrário dos demais candidatos, nem precisou passar por outras etapas para chegar à final da competição musical, dividirá o palco com cerca de 15 jovens. Três serão indicados ao pódio pelos jurados e um deles sairá com o título do Canta Comigo 4. E é o público em casa quem decidirá o grande vencedor. A escolha é feita por meio de votação popular. Então, a santista Manu Paiva conta com o seu apoio e, claro, com seu voto. O Cante Comigo vai ar às 18h do dia 17.