Música

Maestro italiano rege coral no Santuário do Valongo

14/08/2023
Divulgação

O renomado maestro italiano Mauro Marchetti será o regente convidado do Coral Municipal de Santos, que realiza concerto especial nesta quinta-feira (17/8), às 19h, no Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Centro Histórico).

Além do CMS, o concerto contará com a presença do Coral Canto Mágico e de alunos da oficina de regentes ministrada pelo maestro. O programa da noite reunirá canções do convidado, Mauro Marchetti, e compositores italianos. Também estarão no programa autores brasileiros como Villa-Lobos e Gilberto Mendes.

Nascido em 1963, em Roma, o maestro italiano Mauro Marchetti formou-se em Harpa no Conservatório ‘Santa Cecília’ de Roma.  Atuou tanto como solista quanto em duo e trio com cantores e instrumentistas. Estudou Regência Coral com vários professores (como Paolo Lucci, Gerhard Schmidt-Gaden, G. Graden e S. Kuret) e dirigiu grupos vocais e instrumentais.

Desde 1992 é o maestro do Coro Città di Roma, grupo vencedor de vários prêmios em concursos nacionais e internacionais. É regente do Modus Ensemble, conjunto vocal especializado em música antiga e contemporânea. Foi frequentemente apontado como membro do júri em concursos de composição e interpretação coral, além de professor em vários cursos de regência e composição coral.

Atualmente é professor no Conservatório de Música de Messina. Também foi premiado como Melhor Maestro Coral no Concurso Coral Internacional de Varna (Bulgária) e no Polifônico Arezzo (Itália).

Já o Coral Municipal de Santos, com 33 anos de existência, tem como regente titular Nailse Machado, regente adjunto Fernando Pompeu e pianista Mario Tirolli. É composto por 40 cantores entre sopranos, contraltos, baixos e tenores. Já o Coral Canto Mágico, com quase 30 anos de estrada, é formado por crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos e tem como regente Juliana Góes e coordenação de Sônia Onuki.