Alta Rotação

Luz da injeção acende, e agora?

29/12/2023
Luz da injeção acende, e agora? | Jornal da Orla

A luz da injeção eletrônica acesa no painel é um sinal de alerta. Ela indica que algo não está funcionando corretamente no sistema de injeção do veículo, que desempenha um papel fundamental no motor. Muitos motoristas se assustam quando esse alerta se acende no painel, mas é possível, na maioria das vezes, corrigir sem muitos transtornos.

Quando a luz da injeção eletrônica se acende, é importante tomar algumas medidas para lidar com a situação. Primeiramente, não é necessário entrar em pânico. Muitas vezes, a causa não é um problema grave, mas deve ser diagnosticada e corrigida de maneira correta. Vale reforçar que existem três cores de luz de advertência em todos os veículos, verde (tudo normal), amarelo (atenção) e vermelho (pare), ou seja, somente a vermelha indica algo crítico e que você deve parar o veículo imediatamente.

Ao menos que o carro esteja apresentando sérios sintomas de mau funcionamento, como perda de potência, barulhos estranhos ou vibrações, geralmente é seguro continuar dirigindo de forma moderada até chegar a um local seguro ou a uma oficina mecânica.

Verifique o combustível e a tampa do tanque. Às vezes, a luz da injeção eletrônica pode se acender devido a problemas simples, como a tampa do tanque de combustível mal rosqueada ou mal fechada. Outro motivo da luz da injeção eletrônica acender é devido a leituras momentâneas dos sensores. Desligue o motor e ligue-o novamente para ver se a luz se apaga. Se ela continuar acesa, é importante verificar corretamente.

As medidas que eu citei acima são apenas paliativos. A principal recomendação é não ignorar a luz da injeção eletrônica e buscar assistência profissional o mais rápido possível. Cuidar do sistema de injeção é essencial para garantir a confiabilidade e o desempenho do veículo.

Eu fico por aqui, até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço