Leitura

Livro resgata a história do ‘trabalhismo’ e a política brasileira

16/12/2021
Livro resgata a história do ‘trabalhismo’ e a política brasileira | Jornal da Orla

Obra “Um tempo bem melhor para se viver” é escrita pelo historiador Wendel Pinheiro

A história do trabalhismo brasileiro é contada no livro “Um tempo bem melhor para se viver”, de autoria do Prof. Wendel Pinheiro, que será lançado nesta sexta-feira (17/12), às 19h, no Sindicato dos Químicos de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 77, na Vila Matias). O evento será promovido pelo Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) – PDT/Santos.

“Um tempo bem melhor para se viver” resgata a narrativa sobre o trabalhismo brasileiro no campo da história política, abordando desde as experiências precursoras do trabalhismo no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro e a história do PDT.

A peculiaridade da obra de Wendel Pinheiro está na rigorosa pesquisa e descoberta sobre a presença dos trabalhistas no Movimento Operário da Primeira República, com o destaque à existência de organizações político-partidárias desde o final dos anos 1910 e que prosseguiriam nos anos 1920 e 1930, como o Partido Trabalhista Brasileiro, o Partido Trabalhista Fluminense e o Partido Trabalhista do Brasil.

“É uma alegria muito grande poder receber o Professor Wendel Pinheiro, que é um pesquisador de ciências políticas e sociais, e de história. Em seu livro, ele traça toda a trajetória do trabalhismo, desde Getúlio Vargas, com as suas origens, Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul, passando por Brizola, João Goulart, Darcy Ribeiro, Abdias Nascimento, todos esses grandes vultos, verdadeiros heróis nacionais, integrantes do nosso partido que começou com a sigla PTB. No retorno de Brizola, após um exílio de 15 anos, no dia 26 de maio de 1980, a Ditadura Militar arrancou-lhe o PTB das mãos e ele, então, fundou o PDT. A história do PDT se confunde com a história do Brasil. O trabalhismo é a história do trabalhador brasileiro”, declara o presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) – PDT/Santos, Marcio Aurelio Soares, anfitrião do evento.

Wendel Pinheiro é escritor, historiador e membro do Centro de Memória Trabalhista e do Diretório Nacional do PDT. É autor também de obras como “História do Movimento Progressista Brasileiro” (2016), “A história de uma juventude trabalhista, popular e socialista” com Everton Gomes (2019).