Cultura Leitura

Biografia conta trajetória de Lupércio Mussi, pioneiro na comunicação da Baixada Santista

11/01/2022
Biografia conta trajetória de Lupércio Mussi, pioneiro na comunicação da Baixada Santista | Jornal da Orla

Mussi implantou TV e rádios na região; lançamento de livro em sua homenagem será neste sábado (15/1), em Santos

A vida e carreira de Lupércio Mussi, empresário e advogado pioneiro na comunicação da Baixada Santista, são narradas em livro biográfico escrito pelo jornalista José Carlos Silvares, com lançamento marcado para sábado (15/1), às 16h, nos salões do Saint Mary’s School, em Santos.

“Ele sempre foi um homem à frente de seu tempo”, diz o escritor, lembrando que Mussi implantou a primeira emissora de TV em circuito fechado na cidade, depois a transformou na TV Litoral (atual Santa Cecília) e nesse trajeto também instalou as rádios Litoral, Hot 98 e Massa FM e empreendeu em outras áreas, além de atuar como advogado.

“Foram quase cinco meses de entrevistas intensas, em que Lupércio reunia um arsenal de informações em cada visita minha à sua casa. Ele, justamente, o homem da informação, da comunicação, da expressão em sua mais profunda e intensa força de sentimento, percebeu que já não havia tempo para novos passos e, sabendo-se doente, correu contra o tempo, municiando-me com farto material, em um desvendar de arquivos e de citações”.

Em 112 páginas estão reveladas a origem em imigrantes libaneses, a chegada do primeiro Mussi da família, o encontro com outras famílias que se instalaram em Amparo, no interior do estado de São Paulo, onde Lupércio nasceu. E ainda, os primeiros passos, a vinda para Santos acompanhando o pai; a formação escolar, os empregos desde os 16 anos; as ousadas ações para obter um espaço na Estação Rodoviária de Santos e, depois, para implantar as emissoras de rádio e TV, entre outros temas que percorrem essa trajetória.

Lupércio faleceu em 26 de abril de 2021 sem ver a obra pronta. Mas o livro eterniza a sua vida plena de realizações e o seu legado à família e aos amigos.

O endereço da Saint Mary’s School é à Rua Euclides da Cunha, 241.