Política

Julgamento de Bolsonaro no TSE é suspenso

22/06/2023
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após ouvir acusação, defesa e o Ministério Público Eleitoral, o presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, suspendeu o julgamento de Bolsonaro nesta quinta-feira (22). A sessão será retomada na terça-feira (27) já com os votos. É importante salientar que o voto do relator, o ministro Benedito Gonçalves, é bastante extenso, contendo mais de 400 páginas. Também há a expectativa que algum ministro mais alinhado com Jair Bolsonaro peça vista.

Nesse caso, o processo pode ficar paralisado por até 60 dias, o prazo máximo para o retorno do voto-vista.

No dia de hoje, o vice-procurador Eleitoral, Paulo Gonet, defendeu a condenação do ex-presidente alegando que a reunião com embaixadores foi um “ato eleitoreiro” feito para “proferir desconfiança e descrédito” às eleições de 2022. Gonet afirma ainda que Bolsonaro abusou do poder público.

A defesa do ex-presidente alega que o chamado ‘Bolsonarismo’ não é o que está sendo julgado e que a reunião ocorreu muito antes do período eleitoral de 2022. O advogado Tarcísio Vieira de Carvalho também condenou a inclusão da minuta do golpe ao processo e comparou o caso de Jair Bolsonaro ao caso da chapa Dilma-Temer.