Santos

Jovens de Santos recebem capacitação para ingressar no mercado de trabalho

24/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Noções de uma boa apresentação pessoal, desde o tipo de roupa adequada à forma correta de responder a um questionamento durante uma entrevista para obtenção de estágio ou emprego, foram passadas a um grupo de jovens, na manhã desta segunda-feira (23/5), dentro de uma capacitação promovida pela Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil , vinculada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Realizada na Associação Comercial de Santos, a capacitação é direcionada para jovens oriundos dos serviços da Assistência Social da Prefeitura e ministrada por representantes de entidades como Fundação Settaport, Ciee, Camps, Senai e Asppe. As aulas seguem até sexta-feira (27/5), com turmas de manhã e à tarde.

Entre as dicas passadas pelo psicopedagogo Márcio de Souza, foi citado que um bom currículo deve ter, no máximo, uma folha e meia, com linguagem objetiva. O interessado tem que deixar claro em qual área pretende atuar, além de fornecer as informações sobre sua formação acadêmica (escolas e cursos).

Márcio fez uma simulação mostrando a forma inadequada de apresentação de uma pessoa interessada em uma vaga em uma empresa. Interpretou um candidato usando o celular durante a entrevista, sentando de forma inadequada e com respostas evasivas aos questionamentos apresentados pelo recrutador.

Outro ensinamento passado foi o de procurar conhecer o perfil da empresa na qual pretende obter a vaga. “Não se pode mostrar falta de interesse, ou sentar de qualquer forma na frente do entrevistador. A imagem pessoal é a que vai ficar”.