Santos

Jardins terapêuticos serão implantados em policlínicas de Santos

25/05/2022
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

A horta comunitária idealizada em 2019 na Policlínica São Jorge e Caneleira, na Zona Noroeste de Santos, vai se tornar um jardim terapêutico nos próximos meses, com o cultivo de plantas medicinais para beneficiar a comunidade. Atualmente, a unidade de saúde conta com 12 canteiros (sendo quatro acessíveis para cadeirantes), oferecendo berinjela, hortelã, manjericão, entre outros vegetais.

O projeto “Jardins Terapêuticos Santistas” foi apresentado na terça-feira (24/5) pelo médico Luiz Sérgio Passos Alves e pelo engenheiro agrônomo Ricardo Alonso Martello aos secretários municipais Adriano Catapreta (Saúde) e Cristina Barletta (Educação), além do ouvidor municipal, Rivaldo Santos.

“O jardim terapêutico não traz só benefícios medicinais, mas também na parte coletiva”, destaca Luiz Sérgio. “Tira o aspecto negativo de doença de uma unidade de saúde”. Entre os exemplos dos benefícios de alguns produtos, o capim-limão tem ação sedativa e analgésica; a camomila, efeito sedativo e digestivo.

Outro fator positivo destacado é que, com o uso de produtos do jardim terapêutico, a comunidade que frequenta a policlínica passa a ter acesso a conceitos de uma alimentação mais saudável, com projetos a serem desenvolvidos no local. “A horta e o jardim são espaços de todos e para todos”, ressaltou o médico.

Entre os primeiros passos para a criação da horta comunitária na Policlínica São Jorge e Caneleira, o engenheiro agrônomo Ricardo Alonso Martello doou um minhocário para a unidade. O equipamento funciona como um sistema de reciclagem de lixo orgânico caseiro, transformando restos de alimento em adubo. “Este é um projeto em que a comunidade precisa estar integrada para que tenha uma continuidade”.