Baixada Santista

Itanhaém abre concurso de poesia sobre a Festa do Divino

29/03/2022
Itanhaém abre concurso de poesia sobre a Festa do Divino | Jornal da Orla

Estão abertas as inscrições para o XV Concurso de Poesias “Letras do Divino”, promovido pela Associação Pró-Festa do Divino de Itanhaém, com apoio da Academia Itanhaense de Letra e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

Os interessados poderão concorrer com até duas poesias e as inscrições acontecem até o dia 13 de maio, na Praça Carlos Botelho, 115, na casa Paroquial, em horário comercial, pessoalmente ou pelo correio.

A Festa, neste ano, acontece entre os dias 27 de maio e 12 de junho, no centro histórico de Itanhaém e na Igreja Matriz de Santana. Tem como Imperador Daniel Gilberto Silva da Guia, Imperatriz Thayana dos Santos Diz e Capitão do Mastro Henrique Dias dos Santos.

O tema da poesia deverá ter ligação com a Festa do Divino Espírito Santo. Serão premiados com medalha, os três primeiros colocados. O Regulamento completo do concurso pode ser solicitado por e-mail, [email protected] ou no Facebook.

Festa do Divino

De origem portuguesa, a Festa do Divino relembra a “abdicação” da coroa portuguesa em favor do Divino Espírito Santo, feita pela devota Rainha Isabel, a fim de que Portugal saísse de uma grave crise econômica, social e política. Essa tradição é perpetuada na cidade paulista de Itanhaém, entre os meses de maio e junho, através de rituais e celebrações que envolvem muitos simbolismos e sentimentos: a Folia do Divino, com a chegada das Bandeiras preparando os lares e abençoando a todos e todos por passam; a “Erguida do Mastro”, liderada pelo Capitão do Mastro, dando o início marcante da fé caiçara de outrora e agora; o Setenário na Igreja Matriz de Santana e as Procissões das Bandeiras pela cidade; a solene Abertura do Império, com a presença do Imperador e da Imperatriz; o Encerramento da Festa com a “Descida do Mastro” e a “Bandinha do Divino”, que a tudo acompanha. A tradicional Soca do Arroz para o preparo do Cuscuz, a ser distribuído com café nas Alvoradas e a distribuição do Pão Bento compreendem o grande mutirão da festa. A feitura e a partilha do alimento, quando todos são convidados a comer, reverenciam o sentar à mesa para celebrar o Império Divino, onde reina a Justiça, a Solidariedade e a Diversidade.